quarta-feira, 31 de julho de 2013

MPF recomenda que Funai regulamente o atendimento aos indígenas

    MPF recomenda que Funai regulamente o atendimento aos indígenas

    Data : 30/07/2013

    Até o momento, atendimentos são feitos informalmente, sem registros

    Indígenas de Guajará-Mirim reclamaram ao Ministério Público Federal (MPF) que o atendimento prestado pelos servidores da Funai em Guajará-Mirim é informal e apenas verbal. O MPF aponta que esta forma de atendimento é precária e contraria regras básicas do processo administrativo no âmbito da administração pública federal. Para melhorar esse serviço, o MPF recomendou que a Funai regulamente o atendimento ao público, de maneira que todo e qualquer indígena tenha seu pedido formalizado pelo servidor que o atender.

    O MPF aponta que é prática comum de servidores da Funai de atenderem os indígenas apenas informalmente, repassando verbalmente informações de que eles têm ou não direito a determinada solicitação. Estas informações são prestadas sem fundamentação, documentação ou análise, e com base apenas na avaliação do servidor que faz o atendimento, sem espaço para reflexões ou consultas. Para o MPF, a falta de formalização dos atendimentos prestados aos cidadãos contraria princípios constitucionais e outras regras nacionais e internacionais.

    O órgão aponta ainda que a Lei 9.784/1999 estabelece que os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação clara dos fatos e dos fundamentos jurídicos, sempre que impliquem negação, limitação ou afetem direitos ou interesses. Entretanto, a Funai não adota a prática de, ao receber o indígena ou prestar atendimentos nas aldeias, registrar por escrito as declarações prestadas e juntar documentação necessária para as providências administrativas a serem tomadas. Esta é uma prática que pode possibilitar escolha arbitrária de solicitações que serão ou não efetivamente atendidas.

    Na recomendação, o MPF afirma que a Funai em Guajará-Mirim deve regulamentar o atendimento aos indígenas - por meio de portaria, ordem de serviço, instrução normativa ou qualquer outro ato administrativo. A Fundação tem 30 dias para informar ao MPF se cumprirá a recomendação e 60 dias para regulamentar o atendimento. Caso não cumpra a recomendação, o MPF poderá adotar outras medidas administrativas ou judiciais.

    Autor : MPF-RO Fonte : MPF-RO

terça-feira, 30 de julho de 2013

ILUSAO

A Única Ilusão

Às vezes, confundimos prazer com felicidade, mas é possível ter uma coisa sem a outra.

Prazer é uma estimulação dos cinco sentidos proveniente de outras pessoas,lugares ou coisas externas. Felicidade é algo que existe dentro de nós. É uma energia celestial que ninguém pode tirar de nós a não ser que permitamos que o façam.

A única ilusão que precisamos superar para encontrar a felicidade é aquela que nos convence de que a felicidade vem de uma fonte externa.

sábado, 27 de julho de 2013

Seja A Melhor Versão De Si Mesmo

Seja A Melhor Versão De Si Mesmo
Sábado, 27 de julho de 2013
Quando nos comparamos aos outros, nossa tendência é nos sentirmos melhores ou piores do que eles. Nesse estado de ser, o ego faz com que desperdicemos nossa energia e nos impede de alcançar coisas grandes.

Não se preocupe em ser melhor do que outra pessoa.

Apenas coloque seu foco em ser o melhor que você pode ser.

sábado, 20 de julho de 2013

Continue Subindo

Continue Subindo

Às vezes pensamos que, se superarmos um determinado obstáculo, nossas vidas serão perfeitas. Acreditamos erroneamente que, se conseguirmos a promoção que estamos buscando ou o corpo melhor que estamos nos esforçando para alcançar, teremos atingido nosso potencial para a felicidade. Mas ao final, a alegria que vier com tudo que conquistarmos se dissipará.

Subir uma montanha nos faz felizes por um momento, mas uma vida conquistando uma colina após a outra sempre nos verá em picos mais altos de plenitude.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Deixe a Alegria Entrar

Deixe a Alegria Entrar

Embora seja importante buscar consistentemente uma melhora em nossas vidas, a preocupação não é uma ferramenta para uma mudança proativa.

A preocupação é a forma de nosso ego nos impedir de vivenciar a grandeza que existe ao nosso redor.

A vida é uma obra em andamento, e sempre há algo a mais para fazermos - mas ao abrirmos mão da preocupação, podemos deixar a alegria entrar durante todo esse lindo processo.

A Verdade Sobre o Amor

A Verdade Sobre o Amor


A verdade sobre o amor é que não se trata apenas de algo que nos faz sentir bem. Amor é responsabilidade.

Quando o amor é verdadeiro, seja em uma amizade ou em um relacionamento, geralmente exige um nível de altruísmo que é desconfortável. A boa notícia é que fora dessa zona de conforto é onde a mágica acontece.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A Importância de Enfrentarmos Nossos Medos

A Importância de Enfrentarmos Nossos Medos
Todos nós acreditamos que somos limitados até sermos forçados a fazer algo extraordinário que nos faz subir acima de nossas limitações.

A importância de enfrentarmos nossos medos reside em começar a entender a verdade de que não somos limitados.

Podemos realmente fazer qualquer coisa!

sábado, 13 de julho de 2013

A Pessoa Que Somos

A Pessoa Que Somos

É difícil ter uma firme convicção de que o que aconteceu é o que tinha que acontecer. Nós nos afligimos com preocupações e dúvidas: “E se eu tomei a decisão errada?” ou “ E se eu tivesse feito as coisas de outra maneira?”

Enquanto estivermos aprendendo e crescendo, não há como evitarmos tomar decisões que nos levem a um destino melhor.

O que fizemos no passado nos tornou a pessoa mais sábia, melhor e mais forte que somos hoje.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Saberemos

Saberemos
Recentemente, um aluno veio falar comigo, me contando que estava dividido entre dois amores, e me perguntou com quem deveria ficar. Naquele mesmo dia, outro aluno me disse que não conseguia decidir se iria viajar para as Bahamas ou para a Austrália nas férias. Embora a primeira pergunta tenha mais peso do que a segunda, minha sugestão para os dois alunos foi a mesma.

Quando não conseguimos decidir qual das duas opções é a melhor, geralmente não devemos optar por nenhuma delas.

Quando algo for realmente certo, saberemos.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Hora de Fazer

Hora de Fazer 
Às vezes, dizemos que vamos tentar nos melhorarmos apenas para nos sentirmos mais confortáveis com relação ao que fizemos no passado. É importante sermos honestos conosco se desejarmos progredir e fazer as coisas de uma forma melhor. Dizer que vamos tentar não muda nossas vidas se não praticarmos ações que sustentem nossas palavras.

É uma dura verdade, mas existe o tentar e existe o fazer.

Tentar é o que acontece até chegarmos a um ponto em que ficamos exaustos e decidimos que chegou a hora de fazer.

Você perceberá quando isso acontecer.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Quando Precisamos

Quando Precisamos


Se estivermos realmente precisando de alguma coisa do Universo, a melhor maneira de obtê-la é sair de nossa zona de conforto para ajudar outra pessoa. Pode parecer ilógico, mas quando compartilharmos criamos um espaço em que podemos receber.

Quando cuidamos dos outros, o Universo cuida de nós.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

CONTINUE CAMINHANDO

CONTINUE CAMINHANDO

Um dos fatores mais importantes para manifestar nossos objetivos e tornar nossos sonhos realidade é a perseverança.

Tenho um amigo que é um ator famoso, mas nem sempre foi assim. No começo, as coisas eram muito difíceis para ele. Dormia no sofá da sala dos amigos e às vezes mal podia comprar comida. Ele me disse que um dos melhores conselhos que recebeu naqueles dias foi do seu professor de teatro que lhe disse: “A perseverança irá prevalecer sobre o talento qualquer dia desses. O motivo por que você vê sempre os mesmos doze casais de atores nos filmes ou na TV é porque muitas das outras pessoas realmente talentosas cansaram de tentar, fizeram as malas e voltaram para casa”. 

Isso lhe ensinou uma importante lição, não só para sua carreira, como também para sua vida.

As pessoas que você vê vivendo seus sonhos são aquelas que nunca desistiram, mesmo quando as coisas iam mal.

É difícil continuar levantando depois de cada queda ou de cada vez que somos rejeitados, e pode ser muito duro continuar caminhando quando às vezes parece que não vamos chegar a lugar algum. Mas a verdade é que esses obstáculos são os que requerem que elevemos o nível com relação à crença em nós mesmos, nossa confiança no universo e, mais importante, a quantidade de trabalho duro que estamos dispostos a investir para tornar nossos sonhos uma realidade.

Os obstáculos apenas tornarão a recompensa ainda mais doce. Quanto mais desafios superarmos, tanto mais nos sentiremos plenos ao final. 

E lembre-se, é sempre mais escuro logo antes do amanhecer.

A hora em que sentimos vontade de desistir é geralmente quando estamos quase chegando lá. Continue caminhando!



Relacionamentos Mais Fortes

Relacionamentos Mais Fortes


As menores coisas podem nos fazer esquecer tudo de bom que já fizeram por nós.

Essa é a razão pela qual os Sábios trabalharam arduamente treinando a si mesmos para ter uma visão global do que acontece e não apenas enxergar o que acontece à sua frente naquele momento.

Ao lembrar de todas as coisas boas que já fizeram por nós, não apenas mantemos nossos relacionamentos como também os fortalecemos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Acredite em Si Mesmo

Acredite em Si Mesmo

Centenas de pessoas poderiam lhe dar milhares de motivos por que você é um ser humano incrível, mas isso ainda poderia deixá-lo com um sentimento de vazio interno.

Você tem que acreditar na sua grandeza por si próprio. Ninguém mais pode fazê-lo por você.

Se você não acreditar no seu brilhantismo concedido por Deus, quem acreditará?

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fazendo Escolhas Melhores

Fazendo Escolhas Melhores

Ter uma vida melhor é o resultado de melhores escolhas.

As decisões que tomamos definem um de dois caminhos: viver com soluções de curto prazo ou fazer o que quer que precise ser feito para merecer um sentido mais duradouro de plenitude.

No dom do livre arbítrio – nossa capacidade de escolher – está nosso maior desafio e nossa salvação.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Seu Ser Aperfeiçoado

Seu Ser Aperfeiçoado

Podemos caminhar para tornar nosso ser ideal uma realidade, da mesma forma que podemos manifestar um grande projeto ou negócio: tudo começa com uma visão clara do produto final.

Depois, estabelecemos de que modelos de referência e objetivos de curto prazo precisaremos para fazer aquilo acontecer.

Visualize seu ser aperfeiçoado e trabalhe de frente para trás. Ao ter uma visão do seu destino, você identificará os melhores passos para conduzi-lo até lá.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Viver no Presente

Viver no Presente


Nossa tendência é confundir “viver no presente” com simplesmente reagir ao que quer que a vida lance em nosso caminho naquele momento, mas os sábios nos fornecem uma interpretação mais proveitosa. 

Todo dia contém oportunidades para desempenharmos ações que tragam mais plenitude para nós e para o mundo.

Viver no presente é fazer escolhas proativas, que sabemos serem as mais benéficas para o nosso futuro.