Moradores de rua pedem apoio aos vereadores da capital Salvador - Bahia
REDAÇÃO
Foto: Marivaldo Silva / Ascom - CMS
Representantes do Movimento de População de Rua de Salvador reuniram-se com o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Godinho (PMDB), e com a vereadora Marta Rodrigues (PT), na manhã desta segunda-feira (15), reclamando políticas públicas para melhorar a situação dos moradores de rua da capital baiana.
Os integrantes da comissão dos moradores de rua, que dormiram na frente do Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, entregaram ao presidente da Câmara um documento com reivindicações.
Fim das agressões físicas e psicológicas, capacitação dos funcionários das unidades de saúde para atender à população de rua sem preconceito, reforma de prédios vazios para habitação social em locais centrais, construção de quatro espaços para acolhimento noturno, repúblicas para tirar as pessoas das ruas e gratuidade no cadastramento em restaurantes populares. Estes foram os principais pedidos dos representantes dos quase 4 mil moradores em situação de rua da capital baiana.
“É muito fácil dizer que não queremos trabalhar e que estamos na rua porque queremos. Se nós que não temos dinheiro, não falamos tão bem, muitos não têm nem documento e não conhecemos a lei, conseguimos algumas conquistas, por que os representantes dos poderes públicos, que têm muito mais condições, não conseguem nos ajudar?”, questionou Maria Lucia Pereira, do Movimento da População de Rua.
Para ampliar as discussões, a vereadora Marta Rodrigues sugeriu ao presidente da Câmara a criação de uma frente parlamentar de defesa dos moradores em situação de rua. “Podemos também convocar os representantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar para expor os problemas enfrentados por causa da violência”, recomendou.
Sensibilizado com as reivindicações, o vereador Pedro Godinho aprovou a sugestão e se colocou à disposição dos moradores de rua. “A Câmara vai convocar os debates para que ações sejam tomadas para amenizar os problemas da população em situação de rua, em Salvador”, assegurou.
http://www.bahiatodahora.com.br/destaques-esquerda/noticia_destaque3/moradores-de-rua-pedem-apoio-aos-vereadores-da-capital