segunda-feira, 1 de outubro de 2012

EXISTE UMA ORDEM


EXISTE UMA ORDEM
30 de setembro a 6 de outubro de 2012
Já aconteceu de você ter tido um dia de incrível proatividade ou talvez uma semana em que realmente se esforçou para fazer seu trabalho espiritual e para compartilhar com o máximo de pessoas possível, mas só encontrou caos e negatividade no dia seguinte?

Se nossas ações são como um bumerangue e quando fazemos o bem, ele volta para nós... o que acontece então?

Os kabalistas ensinam que, em essência, nossa vida não acontece de forma cronológica. Está tudo fora de ordem, e assim, nem sempre enxergamos as verdadeiras conexões entre nossas ações e os resultados.

Se encontrarmos nossa alma gêmea ou conseguirmos o emprego dos nossos sonhos hoje, a probabilidade é de que isso não tenha nada a ver com o que fizemos ontem ou na semana passada. Muito provavelmente, será o resultado de uma semente que plantamos há muito tempo; o fruto nascido de uma ação radicalmente espiritual, que escolhemos realizar anos atrás ou em vidas passadas. (Minha mãe, a kabalista Karen Berg, acabou de lançar um novo livro sobre esse conceito, chamado "To Be Continued: Reincarnation & the Purpose of Our Lives.", em breve em português). Por outro lado, se recebemos negatividade, pode ser que seja fruto de um grande momento de desconexão que aconteceu há muito tempo e que dificilmente nos lembraremos.

O conceito de livre arbítrio seria deturpado se o presente fosse resultado de ações realizadas há cinco minutos ou, no mais tardar, ontem. Se nossa mão fosse cortada quando roubássemos, certamente nunca escolheríamos roubar. Se recebêssemos um milhão de dólares ao ajudar uma velhinha a atravessar a rua, estaríamos todos nos digladiando na tentativa de encontrar a senhora que estivesse mais próxima! O tempo e o espaço entre nossas ações, embora tornem difícil perceber a conexão entre causa e efeito, são os fatores que, afinal de contas, nos dão a opção de exercitar a natureza do compartilhar, ao invés da natureza egoísta.

Por não termos a possibilidade de ver a verdadeira causa de nossas circunstâncias, os acontecimentos podem parecer aleatórios de nosso ponto de vista limitado. Mas nada acontece por acaso.

Para permanecer no caminho espiritual, é importante lembrar que existe uma ordem em nossa realidade.

Esse entendimento deve nos inspirar a aproveitar todas as oportunidades que pudermos para realizar o maior número possível de boas ações – sem nos fixar em enxergar os resultados imediatos.

Nunca vamos saber quando uma pequena ação de compartilhar vai semear exatamente aquela bênção de que precisaremos em cinco, dez ou vinte anos.

Tudo de bom,

Yehuda Berg