segunda-feira, 13 de maio de 2013


Benefícios do peixe na dieta



Rico em proteínas, nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, os peixes trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Estudos mais recentes mostram que além de todas as vantagens que já eram conhecidas, o consumo de peixes pode aumentar a longevidade em pelo menos dois anos. O estudo mostra que a longevidade aumenta, em média, 2,2 anos nas pessoas idosas que apresentam níveis mais altos de ácidos graxos, como o ômega 3, presente em grande quantidade nos frutos do mar.

Sabe-se que a gordura presente no peixe é insaturada e por isso não traz prejuízos à nossa saúde, além disso o alimento possui ômega-3, um ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração. Assim, ao incluir o peixe na dieta estaremos garantindo ao nosso organismo, o fornecimento adequado de ômega 3, especialmente para o sistema cardiovascular, um dos que apresentam mais disfunções com o avançar da idade. Para o cérebro, o ômega 3 também traz grandes benefícios, aumentando a atividade dos sinais nervosos que auxiliam a memória a manter um bom desempenho, melhora na concentração, humor, habilidade motora e velocidade de reação.

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, o ideal é que sejam consumidos 12 quilos de peixe por ano, mas a média de consumo dos brasileiros não passa dos 9 quilos. Devido ao seu grande valor nutritivo, o alimento é essencial para quem deseja manter uma dieta variada e saudável, especialmente crianças, mulheres grávidas e em período de amamentação. Além disso, o peixe possui ainda a vantagem de ser acessível para todos, uma vez que contamos com uma grande diversidade de espécies aqui no Brasil, podendo escolher entre peixes de água doce ou de água salgada, todos oferecendo esses importantes benefícios.