segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Justiça dos ricos é a injustiça dos pobres

Zelito F. Silva

A justiça só é rápida para cometer injustiça, é o que aconteceu no caso da expedição da liminar de reintegração de posse concedida pelo juiz da comarca de Ipameri/Go que em menos de 2 dias, foi encaminhada para que as famílias que estavam ocupando a fazenda Lagoinha que tem uma área de 400 há, e esta totalmente abandonada, e não está cumprindo a sua função social, e ainda por cima a mesma esta penhorada pelo Banco do Brasil, tendo já sido encaminhada três vezes para leilão e não foi vendida.
Após a desocupação a policia escolto as famílias até o acampamento de origem das famílias que fica na cidade de Hidrolandia/Go, a mais de 200 km do local da ocupação. As famílias foram acompanhadas de um oficial de justiça que estava ali para se certificar que as famílias de fato iriam bem para longe daquela região.
Enquanto isto o antigo proprietário senhor Moacir Manzini, que a principio ainda esta com a posse da propriedade, e que durante a ocupação esteve no local ameaçando as famílias, e mesmo com as nossas denuncias a justiça, a policia não tomou nenhuma providencia sobre essas ameaças.
Mais uma vez pudemos observar o quanto à justiça é eficiente e agiu quando é contra os pobres, trabalha até no feriado, como foi o caso pois a ocupação ocorreu no dia 13/11, madrugada de sábado, dia 15/11 segunda-feira foi feriado da proclamação da república, e na terça-feira a liminar já estava expedida, conseguimos apenas um dia de prazo para desocupar pacificamente, o que ocorreu na quarta-feira.
No entanto não vamos nos intimidar e nem abaixar a cabeça, seguiremos lutando e fazendo novas ocupações. Estamos aguardando a manifestação do Banco do Brasil para iniciar negociações com o INCRA, com o objetivo de que a área seja transferida para o patrimônio da união, e com isso possa ser transformado em um projeto de reforma agrária.
- Zelito F. Silva, Coordenação Nacional do Mov. Popular Terra Livre


http://alainet.org/active/42490&lang=es