segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tratamento para dependentes em álcool e drogas

Uma das maiores desgraças que têm atingido a família e a sociedade brasileira tem sido o alcoolismo e a dependência em drogas.
Vemos famílias destruídas, filhos separados da comunhão de seus pais, esposas agredidas e abandonadas, maridos angustiados, pais sem saber o que fazer...
Não desejamos palestrar sobre as causas desses males. São muitos e não é esta a intenção desse artigo.
Vimos oferecer, gratuita e voluntariamente, tratamento para os que se encontram presos pelas prisões do alcoolismo e da toxicomania.
Ninguém ao tomar o primeiro gole, socialmente, imagina ou deseja se ver escravizado (a) às bebidas alcoólicas. Mas, é isso o que acontece, na gritante maioria das vezes.
Seja um simples chopinho, cálice de vinho ou uma cachacinha "prá abrir o apetite", não importa a substância. O que interessa é a predisposição para se tornar um alcoólatra!
E anos vão se passando. O álcool começa a fazer parte do dia-a-dia. Não se bebe mais somente nas datas festivas e comemorações. Passa-se a beber quase todos os fins de semana. Após o futebol vem o churrasco e a bebedeira... depois do batismo do (a) filho (a) comemora-se com festas regadas à bebidas alcoólicas... São infindáveis e inúmeras as ocasiões criadas, propositadamente, pela própria pessoa para poder consumir o álcool...
O que era de vez em quando se torna rotina... De sexta-feira à tarde até a noite de domingo são várias as bebedeiras.... E a família fica relegada... e os estudos ficam para depois... e a saúde física e mental vai definhando... pouco a pouco...mas inexoravelmente chega o momento em que tudo é perdido: a família é destruída, os estudos interrompidos, a saúde totalmente debilitada, o emprego é perdido...Resta a angústia e a aflição por tantas mazelas... e o que o dependente em álcool/drogas faz para solucionar essa dor e esses problemas infindáveis que se avolumam? Mergulha de cabeça no vício... um mergulho fatal e que, na maioria das vezes, resulta em morte...
A família... já não existe mais...
O emprego, perdeu-se...
A saúde, são só dores e aflições...
O que não falta são as angústias psíquicas e as culpas...
Como ajudar quem se encontra nessa situação lastimável e destrutiva?
O primeiro passo é saber que o alcoolismo e a toxicomania é uma doença. Não acuse o dependente. Não lance em rosto suas faltas e perdas. Simplesmente ofereça sua atenção. Ouça-0 (a) com atenção. Não dê conselhos. Eles não serão ouvidos. Fique ouvindo o desabafo. E, após ouvir tudo o que o (a) dependente lhe falou, dirija-se a ele (a) e ofereça ajuda, fale que ela é uma pessoa especial, boa e o que não presta é o álcool/droga.
Em resumo, ame.
Se desejar, podemos lhe ajudar.
Oferecemos tratamento gratuito para dependentes em álcool e drogas.
Entre em contato pelo email falmascim@yahoo.com.br