terça-feira, 5 de junho de 2012

MAPA DA VIOLÊNCIA 2012


MAPA DA VIOLÊNCIA 2012
OS NOVOS PADRÕES DA VIOLÊNCIA HOMICIDA NO BRASIL


O estudo analisa os últimos 30 anos de violência homicida no país e verifica profunda mudança nos padrões históricos. Aponta as principais características da evolução dos homicídios em todo o país: nas 27 Unidades Federadas, 27 Capitais, 33 Regiões Metropolitanas e nos 200 municípios com elevados níveis de violência. Em planilhas anexas nesta página, constam os dados da violência dos 5565 municípios brasileiros.

Clique aqui e acesse o Mapa da Violência 2012 em pdf


CADERNO COMPLEMENTAR 1 - HOMICÍDIO DE MULHERES NO BRASIL

Como já fizemos em ocasiões anteriores, estamos divulgando um complemento ao Mapa da Violência 2011, centrado na problemática da vitimização feminina por homicídios. São poucas as informações sobre o tema que encontramos disponíveis ou que circulam em âmbito nacional. Dada a relevância da questão, julgamos oportuno elaborar um estudo específico e divulgá-lo separadamente.

Clique aqui e acesse o Caderno Complementar 1 - Homicídio de Mulheres no Brasil em pdf


CADERNO COMPLEMENTAR 2 - Acidentes de Trânsito

O progressivo agravamento da violência no tráfego das vias públicas levou às Nações Unidas a proclamar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020. Dada a relevância e a magnitude do problema, julgamos necessário realizar um estudo complementar específico sobre o tema e divulgá-lo separadamente, focalizando especificamente a mortalidade dos motociclistas..

Clique aqui e acesse o Caderno Complementar 2 - Acidentes de Trânsito em pdf

Clique aqui e acesse o número de óbitos em acidentes de trânsito nos municípios do Brasil em excel


Fonte: http://www.mapadaviolencia.org.br/