terça-feira, 28 de setembro de 2010

FUNAI cria Sistema de Informação Indígena


FUNAI cria Sistema de Informação Indígena
A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) realizou nessa terça-feira a reunião de abertura do projeto de implementação do Sistema de Informações Indígenas da FUNAI, viabilizado a partir do acordo de Cooperação assinado entre a Unesco e a FUNAI – Edital 002/210, com previsão para lançamento no ano que vem, que permitirá o compartilhamento de informações de cunho indígena.

Com a nova plataforma no ar, o público externo poderá acessar informações atualizadas sobre as comunidades indígenas de todo o Brasil, como população, tradições, língua, localização e etnia.
A diretora de Proteção Territorial, Maria Auxiliadora Sá Leão, fez a abertura do evento falando da sua satisfação em concretizar um sonho antigo da instituição. “Esse é um momento especial, é um sonho que começou a ser concretizado com a participação das coordenações, e quem ganha com isso não é só a FUNAI, mais também as comunidades indígenas de uma forma mais real”, declara a diretora.

Na ocasião, André Cabral, Gerente de Projeto da Tecnisys Informática, empresa contratada para desenvolver o sistema, esclareceu a importância do projeto para a FUNAI, a adequação aos processos, disponibilidade de informações e os resultados esperados.
O Sistema de Informação Indígena da Funai, irá incorporar o atual sistema de Terras indígenas – STI, realizando a migração de dados existentes e o desenvolvimento de novos módulos. Também será disponibilizado no sistema a legislação indígena brasileira atualizada, a relação bibliográfica sobre temas em relação ao indigenismo brasileiro e sugestão de link’s.
O objetivo é promover atualização rápida e eficaz de dados e disponibilizá-los com mais detalhe ao público.

FONTE: http://blogdafunai.blogspot.com/2010/09/funai-cria-sistema-de-informacao.html