segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Indígenas do TO e MA participam de encontros para definir implantação da nova estrutura


Indígenas do TO e MA participam de encontros para definir implantação da nova estrutura



Atendendo deliberação da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), a Fundação Nacional do Índio está realizando, entre setembro e novembro de 2010, vinte seminários regionais de informação e esclarecimento sobre o processo de reestruturação da instituição, consolidado por meio do Decreto n° 7.056, de 28 de dezembro de 2009. Os seminários terão duração de três dias, sendo um dia de trabalho exclusivo com os servidores da região e os outros dois com servidores e indígenas. A Mobilização dos representantes indígenas foi feito através da CNPI e da Articulação dos povos indígenas do Brasil- APIB.

Os Seminários têm como objetivo informar e esclarecer servidores e indígenas sobre a nova estrutura da Funai, e definir uma agenda de trabalho e de planejamento com cada Coordenação Regional, visando a implementação de um plano de gestão institucional e administrativa com foco na criação dos comitês regionais, nos quais se institucionaliza o processo de gestão compartilhada das ações.

O Seminário de Palmas foi realizado entre os dias 08 e 10 de setembro, no Hotel Turin, com a presença de servidores das Coordenações Regionais e Coordenações Técnicas Locais da região de Tocantins e Imperatriz, além da Frente de Proteção Etnoambiental Awa-Guajá, que deverão atuar como multiplicadores das informações junto aos demais servidores das unidades regionais. O primeiro dia de trabalho foi dedicado exclusivamente aos servidores, com 50 participantes, e os outros dias houve a participação de cerca de cem lideranças indígenas.

O moderador Jaime Siqueira fez a abertura do evento, dando boas vindas e compondo a mesa de abertura com a: Diretora de Administração e Gestão, Francisca Picanço, o Coordenador de Palmas Clésio Fernandes de Moraes e do Coordenador de Imperatriz José Leite Pianco.

Clésio Fernandes, falou sobre a o papel da Coordenação de Palmas e suas expectativas em relação a reestruturação, da situação estrutural das Coordenações Técnicas Locais subordinadas à Coordenação Regional de Palmas, e das formas positivas como ele encara esse processo de mudança. Já o Coordenador Regional de Imperatriz, José Leite Piancó, fez um desabafo sobre as dificuldades enfrentadas em sua região, e da esperança que tem depositado no processo de reestruturação. “É algo veio para colocar o trem nos trilhos, é uma luz no fim do túnel. Estamos mostrando aos índios a nova realidade, estamos tentando acabar com o assistencialismo” afirma Piancó.

Na semana que antecedeu o Seminário, as lideranças das terras indígenas na jurisdição da Coordenação Técnica Local de São Luiz/MA participaram de encontro para tratar do tema. Cerca de 100 indígenas, na maioria da etnia Guajajara, receberam orientações sobre a implantação da nova estrutura, com explicações do ouvidor da Funai, Paulo Oliveira Pankararu, e do assessor do Gabinete do Presidente Lula, Paulo Maldos.