domingo, 3 de julho de 2011

Exploração Verbal

Exploração Verbal – Pedras, Paus e Nomes Que Me Magoam





Que crime é pior, exploração financeira ou abuso verbal? “O dinheiro pode ser reembolsado,” diz o Talmud, “mas a ofensa das palavras é irreparável; dinheiro é uma propriedade da pessoa, mas as palavras magoam a própria pessoa.”

Seja devido a circunstância ou natureza, algumas pessoas são mais vulneráveis emocionalmente que outras. A Torá nos diz repetidament para vigiarmos nossas palavras com a viúva, o órfão e o imigrante. Os homens são conclamados a falar delicadamente com suas esposas. “Os portões da prece às vezes estão fechados,” somos advertidos, “mas nunca os portões das lágrimas.”

Aqui estão alguns protótipos de exploração verbal:

Xingamentos: “Ei, Trilho de Trem! Consegue pegar a Rádio China com essas orelhas enormes?”

Seja devido a circunstância ou natureza, algumas pessoas são mais vulneráveis emocionalmente que outras.Animando: “Anime-se cara! Tudo acontece para o bem. Talvez você tenha cometido alguns pecados que agora este sofrimento está expurgando.”

Escavando o Passado: “Olhe só, uma foto sua antes do tratamento contra a acne!”

Desperdiçando Meu Tempo: Daniel pede ajuda a Carlos para sua empresa, e Carlos lhe faz uma “pegadinha”, enviando de propósito links inúteis da Internet, números de telefone que não existem mais e conexões que não o levarão a lugar algum. Carlos diz que a intenção é boa, mas ele sabe a verdade.

Um exemplo mais sutil: Flávio entra numa loja com um ótimo atendimento ao cliente e extrai do vendedor todas as informações que precisa, enquanto experimenta todas as amostras grátis. Então, quando já sabe qual é o melhor negócio, ele compra o produto online pela metade do preço.

Constrangimento Público: “A culpa é sua, Beto, se não preparou nada. Você vai ficar ali de pé e fazer a apresentação de qualquer maneira.”

“Melhor atirar um homem numa fornalha ardente,” diz o Talmud, “que envergonhá-lo em público.”

Constranger alguém em público, somos ensinados, não é apenas quebrar seus ossos ou matá-lo a sangue frio. Se você tem um problema com alguém, resolva isso em particular. Seja franco e tente encontrar uma solução. Sempre que possível, apenas perdoe e esqueça, e siga em frente com a sua vida.