sexta-feira, 25 de novembro de 2011


Índios fazem abaixo-assinado para cobrar 'Luz para Todos' no AM

Indígenas esperaram pelo início das obras da quinta etapa da expansão.
Abaixo-assinado será apresentado à Amazonas Energia.

Do G1 AM


Um abaixo assinado com mais de 450 assinaturas (Foto: Reprodução/Seind)Comunidade cobra a implantação da quinta etapa
do programa. (Foto: Reprodução/Seind)

Índios do Alto Solimões cobram a expansão da rede elétrica, prevista pelo programa Luz para Todos, do Governo Federal, para as quatro comunidades localizadas na região de Tabatinga, a 1.105 Km de Manaus. Um abaixo assinado com mais de 450 assinaturas foi entregue, nesta quinta-feira (24), na Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), por representantes da Organização Indígena de Belém do Solimões (OIABS).

O requerimento com a lista de assinaturas foi recebido pelo Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), da Seind, e será apresentado à Amazonas Energia.

De acordo com a assessoria da Seind, os índios esperaram pelo início das obras da quinta etapa da expansão. Ainda segundo a secretaria, os próprios indígenas trabalharam, por cerca de três meses, na abertura do ramal por onde passará o sistema. O programa deve atender as aldeias de Porto Bom Socorro, Barreirinha, Palmares e Bananal, onde vivem famílias dos povos tinkuna e kokama.

“Trabalhamos duas vezes por semana, inclusive com a participação de professores e estudantes, que tinham a atividade como parte das tarefas da escola municipal Frei Fidélis”, explicou o cacique Marcelo Parente Tawana.

Segundo informações da Seind, a conclusão do programa na região estava prevista para 2010, mas de acordo com o próprio site do programa, houve a necessidade de uma prorrogação para que algumas obras contratadas sejam realizadas ainda em 2011.

O técnico da Amazonas Energia, responsável pelo programa Luz para Todos no interior, Marcelo Fadoul, informou ao G1 que algumas empresas participantes do processo licitatório entraram com recurso. "O processo está em licitação e atualmente, com uma ordem judicial. O departamento jurídico da Amazonas Energia está analisando os processos para que tenhamos a assinatura do contrato. Esperamos que ainda esse ano o contrato seja assinado", disse.

O Luz para Todos foi lançado em 2003 pelo Governo Federal com objetivo de levar energia elétrica a mais de 10 milhões de pessoas do meio rural, principalmente às localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano e para famílias de baixa renda.

Segundo o Comitê no Amazonas, o programa deverá beneficiar cerca de 14 mil domicílios nas calhas do rio Madeira, Baixo, Médio e Alto Solimões, além do Baixo e Médio Amazonas e entorno de Manaus.

http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2011/11/indios-fazem-abaixo-assinado-para-cobrar-luz-para-todos-no-am.html