domingo, 13 de novembro de 2011

Índios são julgados por morte de rival em briga por poder em AL

SILVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

Dois irmãos da etnia xucuru-cariri, de Alagoas estão sendo levados a júri popular na Justiça Federal pela acusação de assassinato de um outro indígena, da mesma etnia, em outubro de 2008, em Palmeira dos Índios (AL).

Os dois irmãos, José Élson Ricardo da Silva e Itamariano Ricardo da Silva, são acusados também da tentativa de homicídio de outro xucuri-cariri, Manuel Salustiano dos Santos.

O pano de fundo dos crimes é uma disputa interna entre duas famílias pelo poder na aldeia Fazenda Canto, que começou há cerca de dez anos e já provocou diversas mortes.

Segundo o Ministério Público Federal, os acusados, José Élson Ricardo da Silva e Itamariano Ricardo da Silva, fazem parte da família Ricardo. As vítimas, José Cícero Ramos dos Santos e Manuel Salustiano dos Santos, pai e filho, são da família Macário.

Um terceiro irmão dos réus, Dorgival Ricardo da Silva, também é suspeito de participação no crime contra os Macário. Ele, no entanto, fugiu e está desaparecido. O processo contra ele foi desmembrado.

De acordo com a acusação, as vítimas foram emboscadas na madrugada do dia 12 de outubro de 2008. Os três irmãos Ricardo tinham como motivação vingar a morte de um outro parente, supostamente morto pela família rival.

O julgamento começou na quinta-feira, no fórum da Justiça Estadual de Arapiraca, e deve terminar nesta sexta-feira (11). A segurança do prédio foi reforçada para evitar uma possível invasão.

O Tribunal do Júri é presidido pelo juiz da 8ª Vara Federal de Arapiraca, Gilton Batista Brito. O júri é formado por cinco homens e duas mulheres.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1005236-indios-sao-julgados-por-morte-de-rival-em-briga-por-poder-em-al.shtml