sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Veja dicas de como se preparar para os concursos do Ibama e da ANA


Veja dicas de como se preparar para os concursos do Ibama e da ANA

Concursos para cargos de nível médio terão provas no mesmo dia. 
Lia Salgado dá dicas de como organizar o cronograma de estudos.

Lia Salgado*Do G1, no Rio
3 comentários
Começam a ser liberadas as vagas da área ambiental, por enquanto para os cargos de nível médio – técnicos administrativos. O edital do Ibama oferece 300 vagas, distribuídas em diversas unidades da federação. Já a Agência Nacional de Águas (ANA) oferece 45 vagas, todas para Brasília. Os dois concursos terão provas no mesmo dia, 21 de setembro, então é preciso escolher um dos dois processos seletivos e intensificar os estudos. Esta decisão deve partir de critérios como salário e número/localização das vagas, já que o conteúdo cobrado e as atribuições dos cargos são bastante parecidos.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
As disciplinas básicas cobradas não diferem muito do que costuma ser cobrado em concursos para cargos administrativos de nível médio e, por isso, quem já vinha se preparando com antecedência para outros concursos (inclusive de tribunais) leva vantagem em relação aos candidatos que iniciarão os estudos somente a partir da publicação dos recentes editais.

Bexigas natatórias também foram vistoriadas pelo Ibama em Belém, PA (Foto: Divulgação/Ibama)Além das matérias tradicionais como português, direito constitucional, direito administrativo, informática, raciocínio lógico e arquivologia, que fazem parte do leque de disciplinas de quem deseja estar bem preparado para qualquer cargo da área administrativa, também as disciplinas gestão de recursos humanos e materiais, administração pública e administração financeira e orçamentária – que são uma tendência atual, mesmo em concursos de nível médio - estão presentes nos editais do Ibama e/ou da ANA.
Fiscal do Ibama (Foto: Divulgação/Ibama)
IBAMA
Autarquia federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, que tem entre suas atribuições executar ações das políticas nacionais de meio ambiente relativas ao licenciamento ambiental, e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.
São 300 vagas distribuídas entre: Belém, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória (ver tabela no item 4.1 do edital).
O candidato precisará escolher, no ato da inscrição, a unidade para a qual deseja concorrer e, assumindo a vaga, só poderá ser removido após 36 meses.
A remuneração é de R$ 2.580,72, já incluídos a gratificação de desempenho de atividade de especialista ambiental e o auxílio-alimentação.
A banca examinadora será o Cespe/UnB e o concurso constará de prova objetiva com itens para avaliação no estilo “certo” e “errado”, sendo que cada marcação incorreta valerá 1 ponto negativo.
Serão 50 itens referentes aos conhecimentos básicos: português, informática, atualidades, matemática (com pontos de matemática financeira) e ética no serviço público.
Além disso, haverá 70 itens relativos aos conhecimentos específicos: direito constitucional, direito administrativo, legislação específica, noções de administração, orçamento, finanças e contabilidade pública (com pontos de administração de recursos materiais), noções de gestão de pessoas e noções de arquivologia. Lembramos que a legislação federal pode ser obtida no site do Planalto.
O candidato precisará fazer, no mínimo, 10 pontos dos conhecimentos básicos, 21 dos específicos e 36 do total das 2 provas objetivas para não ser reprovado.
Os candidatos não eliminados serão ordenados por UF da vaga em ordem decrescente de nota. O resultado final do concurso público contemplará a relação dos candidatos aprovados, ordenados por classificação, dentro dos quantitativos previstos no quadro do item 9.4 do edital. Os que estiverem dentro do número de vagas oferecidos no edital (item 4.1) serão chamados dentro do prazo de validade do concurso. Os que excederem aquele número, mas estiverem dentro da tabela do item 9.4, permanecerão em cadastro de reserva e poderão ser chamados, se surgirem vagas dentro do prazo de validade do concurso. Os outros estarão reprovados, ainda que tenham feito a pontuação mínima exigida.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
ANA
Agência Nacional de Águas, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo regular os recursos hídricos e promover o uso sustentável da água.
São 45 vagas para Brasília, com remuneração de R$ 4.760,18 (incluída a gratificação).
A instituição organizadora é Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração. O concurso constará de provas objetivas de múltipla escolha e discursiva.
Serão 10 questões de português, 12 de raciocínio lógico, 4 de ética, 4 de informática, 6 de legislação específica, 6 de direito constitucional e 8 de direito administrativo, que inclui noções de contabilidade pública, de processo orçamentário e financeiro, gestão de materiais e de recursos humanos, além de noções básicas de auditoria.
A prova discursiva versará sobre tema da legislação específica, direito constitucional e/ou direito administrativo.
O candidato precisará fazer, no mínimo, 50% dos pontos da objetiva, sendo que não pode “zerar” nenhuma disciplina e, ainda, precisará acertar 8 questões (das 12) de raciocínio lógico. Por segurança, sugerimos que o candidato resolva muitas questões de concursos anteriores da banca examinadora, em especial da disciplina raciocínio lógico - lembrando de verificar no edital daqueles concursos se o conteúdo programático da matéria era o mesmo cobrado no atual edital. 
Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados e classificados até a 225ª posição. A discursiva valerá 20 pontos e o candidato precisará obter 10 pontos para não ser excluído do concurso.
Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final (soma dos pontos das provas objetiva e discursiva). Serão considerados aprovados os que ficarem classificados até o número máximo estabelecido no Anexo II, do Decreto nº 6.944, de 2009. Os outros estarão eliminados do concurso.
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Soja era produzida em área embargada por desmate no norte de Mato Grosso (Foto: Divulgação/Ibama)Fiscalização do Ibama no norte de Mato Grosso (Foto: Divulgação/Ibama)
Novo concurso para a área
Vale lembrar que foram autorizadas, no dia 30 de abril, 108 vagas de analista para o Ibama e o prazo para a publicação do edital é de 6 meses. Assim, para quem tem nível superior e pretende atuar no órgão, é hora de intensificar os estudos. Veja aqui nossas orientações para o estudo antecipado.
Preparamos sugestões de quadros de estudo para o concurso do IBAMA. Não há definição do número de itens por disciplina, então a distribuição levou em conta apenas a extensão/complexidade do conteúdo.
O planejamento de quem já vinha estudando prioriza as matérias novas e as específicas do concurso, como a legislação. Já quem está começando agora pode ter mais proveito se priorizar as disciplinas comuns a outros concursos e aquelas em que o candidato tem mais facilidade, já que não há mínimo por matéria e o tempo é curto para ver todo o conteúdo programático. Assim, mesmo em caso de eventual reprovação o candidato já estaria acumulando conhecimento para novas oportunidades.
Deixamos os sábados livres para que o candidato possa fazer um curso preparatório das disciplinas específicas (quem já estudou as básicas) ou um intensivo (quem está começando agora). E, na planilha de quem tem o dia livre para estudar, o candidato pode preencher a noite ou o sábado com estudo, caso sinta que tem reais condições para isso.
Estudos para concurso do Ibama
CRONOGRAMA 1 - Para quem já estava estudando e trabalha o dia todo:
Cronograma de estudos - Para quem já estava estudando e trabalha o dia todo
SEMANA 1
SegundaTerçaQuartaQunitaSextaSábadoDomingo
Noite19h/20h30LegislaçãoMatemáticaAdministração, orçamento, finanças e contabilidade pública
 
Direito constitucionalÉticaLIVRELIVRE
20h45/22h15LegislaçãoMatemática financeiraAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaInformáticaAtualidadesLIVRELIVRE
 
SEMANA 2
SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Noite19h/20h30LegislaçãoMatemáticaAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaPortuguêsGestão de pessoasLIVRELIVRE
20h45/22h15LegislaçãoMatemática financeiraAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaDireito administrativoArquiv.LIVRELIVRE

CRONOGRAMA 2 - Para quem já estava estudando e tem o dia todo para estudar:
Cronograma de estudos - Para quem já estava estudando e tem o dia todo para estudar 
SEMANA 1SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Manhã9h/10h30PortuguêsDireito constitucionalLegislaçãoAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaAtualidadeLIVRELIVRE
10h45/12h15PortuguêsDireito constitucionalLegislaçãoAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaAtualidadeLIVRELIVRE
Tarde14h/15h30MatemáticaDireito administrativoArquiv.Administração, orçamento, finanças e contabilidade públicaÉticaLIVRELIVRE
15h45/17h15MatemáticaDireito administrativoArquiv.Gestão de pessoasÉticaLIVRELIVRE
 
SEMANA 2SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Manhã9h/10h30PortuguêsDireito constitucionalLegislaçãoAdministração, orçamento, finanças e contabilidade pública(*)LIVRELIVRE
10h45/12h15PortuguêsDireito constitucionalLegislaçãoAdministração, orçamento, finanças e contabilidade pública(*)LIVRELIVRE
Tarde14h/15h30MatemáticaDireito administrativoInformáticaAdministração, orçamento, finanças e contabilidade pública(*)LIVRELIVRE
15h45/17h15MatemáticaDireito administrativoInformáticaGestão de pessoas(*)LIVRELIVRE
(*) Utilizar para a disciplina em que o candidato estiver com mais dificuldade ou mais atrasado.
CRONOGRAMA 3 - Para quem vai começar a preparação agora e trabalha o dia todo.
Cronograma de estudos: Para quem vai começar a preparação agora e trabalha o dia todo
SEMANA 1SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Noite19h/20h30PortuguêsDireito constitucionalDireito administrativoAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaInformáticaLIVRELIVRE
 20h45/22h15PortuguêsDireito constitucionalDireito administrativoAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaInformáticaLIVRELIVRE
        
SEMANA 2SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Noite19h/20h30PortuguêsDireito constitucionalDireito administrativoArquiv.Matemática/
Matemática financeira
LIVRELIVRE
 20h45/22h15ÈticaAtualidadesGestão de pessoasArquiv.Matemática/
Matemática financeira
LIVRELIVRE


CRONOGRAMA 4 - Para quem vai começar a preparação agora e tem o dia livre para estudar:
Cronograma de estudos: Para quem vai começar a preparação agora e tem o dia livre para estudar
SEMANA 1SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Manhã9h/10h30PortuguêsDireito constitucionalDireito administrativoInformáticaAtualidadesLIVRELIVRE
 10h45/12h15PortuguêsDireito constitucionalDireito administrativoInformáticaAtualidadesLIVRELIVRE
Tarde14h/15h30Arquiv.Administração, orçamento, finanças e contabilidade públicaMatemáticaGestão de pessoas(*)LIVRELIVRE
 15h45/17h15Arquiv.Administração, orçamento, finanças e contabilidade públicaMatemáticaGestão de pessoas(*)LIVRELIVRE
 
SEMANA 2SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
Manhã9h/10h30PortuguêsDireito constitucionalDireito administrativoInformática(*)LIVRELIVRE
 10h45/12h15PortuguêsDireito constitucionalDireito administrativoInformática(*)LIVRELIVRE
Tarde14h/15h30LegislaçãoAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaMatemática financeiraÉtica(*)LIVRELIVRE
 15h45/17h15LegislaçãoAdministração, orçamento, finanças e contabilidade públicaMatemática financeiraÉtica(*)LIVRELIVR
 (*) Utilizar para a disciplina em que o candidato estiver com mais dificuldade ou mais atrasado.
Estudos para concurso da ANAPara preparar o quadro de estudo para o concurso da ANA, o número de questões de cada disciplina e a importância de cada uma (com ênfase para raciocínio lógico) deve ser considerado. Assim, raciocínio lógico ficaria com 24% do tempo de estudo, português com 20%, direito administrativo com 16%, direito constitucional e legislação específica com 12% cada, e informática e ética com 8% cada.
Mas isso deve ser relativizado por conta da situação de cada candidato: estar adiantado no estudo do conteúdo básico (nesse caso, priorizar o que é novo), maior facilidade ou dificuldade em alguma matéria (reduzir ou aumentar o tempo) ou estar iniciando os estudos agora (priorizar disciplinas mais simples para obter a melhor relação custo/benefício entre tempo e conteúdo estudado).
Vale lembrar que legislação, direito constitucional e direito administrativo não podem ser desprezados, já que serão cobrados na prova discursiva.
 
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”