sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Brasil Carinho vai tirar mais 7,3 milhões de pessoas da extrema pobreza


Brasil Carinho vai tirar mais 7,3 milhões de pessoas da extrema pobreza


Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília Ao anunciar hoje (29) a ampliação do Programa Brasil Carinhoso, que passa a atender famílias com jovens até 15 anos, a presidenta Dilma Rousseff disse que é um passo decisivo rumo a sociedade de classe média que governo e sociedade buscam construir.
Tenho afirmado que o Brasil que nós todos queremos construir é um país de classe média. E, para isso, nós colocamos como uma de nossas prioridades, desde o início do governo, a retirada de 16 milhões de brasileiros da pobreza, disse durante pronunciamento.
Lançado em 2012, o programa de complementação de renda Brasil Carinhoso era voltado a famílias com filhos até 6 anos. Com a ampliação anunciada hoje, passa a atender aos beneficiários do Bolsa Família com pelo menos um filho até 15 anos.
Cada pessoa dessas famílias terá a renda complementada até receber uma renda de R$ 70 que é o limite para se sair da pobreza extrema. Estamos dando um passo decisivo para construir agora um futuro importante para nossas crianças e jovens, disse a presidenta.
Dados do governo apontam que o Brasil Carinhoso retirou 9,1 milhões de pessoas da extrema pobreza até agora, sendo 2,8 milhões de crianças. Com a ampliação, a expectativa é que mais 7,3 milhões de pessoas superem a miséria, sendo 2,9 milhões da faixa etária de 7 a 15 anos. O pagamento aos novos beneficiários do Programa Brasil Carinhoso vai começar a ser feito a partir do dia 10 de dezembro.
Segundo a presidenta Dilma, os programas lançados pelo governo como a ampliação de creches, de educação em tempo integral e de alfabetização na idade certa se articulam também ao Brasil Carinhoso para garantir a saída de crianças e jovens da extrema pobreza.
Edição Beto Coura
http://agencia-brasil.jusbrasil.com.br/politica/103805104/brasil-carinho-vai-tirar-mais-7-3-milhoes-de-pessoas-da-extrema-pobreza