quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

II Mostra Nacional de Economia Solidária começa hoje em Salvador (BA)

II Mostra Nacional de Economia Solidária começa hoje em Salvador (BA)


Adital -

Caravanas com representantes de Empreendimentos de Economia Solidária de várias partes do Brasil já estão a caminho de Salvador, Bahia, para a II Mostra Nacional de Economia Solidária. O evento começa hoje (8) e se estenderá até próximo domingo (12) na Praça Wilson Lins, orla da Pituba, juntamente com a VI Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar.

Cerca de 600 empreendimentos de todos os estados brasileiros se reunirão na capital baiana para expor e comercializar os produtos da Economia Solidária (ES). Para Shirlei Silva, coordenadora do Instituto Marista de Solidariedade e integrante da coordenação executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a Mostra é um "espaço para encontro dos empreendimentos e para divulgar a ES para a sociedade em geral".

Tanto é que a estimativa de público para o evento é otimista. De acordo com a coordenadora do Instituto Marista de Solidariedade, a expectativa é que "de 100 a 150 mil pessoas" passem pela feira durante os cinco dias. A abertura está marcada para acontecer amanhã às 18h.

Shirlei revela que, apesar de ser um dos pontos fortes do evento, ele não se resumirá apenas a Feira. "Vai ter seminários, debates, rodas de conversa, apresentações de grupos culturais", enumera. Durante o período do dia, os presentes terão a oportunidade de participar de seminários, palestras e discussões sobre temas relacionados à economia solidária. A partir das 16h, grupos culturais realizarão apresentações de capoeira, poesia, hip hop, percussão, entre outros.

Dentre os assuntos a serem discutidos, a integrante do Fórum destaca a Comercialização Solidária. De acordo com ela, durante esses dias, ocorrerá um seminário que abordará as estratégias de comercialização solidária no Nordeste e como fazer para que o produto - assim como o princípio - de Economia Solidária chegue aos consumidores.

Outros temas de discussão durante a Mostra, segundo Shirlei, serão Finanças Solidárias - como trabalhar o Fundo Solidário na perspectiva do desenvolvimento solidário; e Bancos Comunitários com moeda social.

A coordenadora explica que o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, reconhecido pelo Estado no último dia 17 através de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também não passará despercebido pela Mostra. De acordo com ela, os participantes discutirão sobre o assunto e já trabalharão na formação de uma comissão gestora nacional.

Mostra no Nordeste

Além da realização da II Mostra Nacional de Economia Solidária, Shirlei Silva alegra-se por esta acontecer na Bahia, estado do Nordeste brasileiro. Isso porque, para ela, além de ser um local com forte presença da negritude, é a primeira vez que um evento de grande porte da Economia Solidária acontece em um estado nordestino. "O Nordeste não tinha sido palco de um grande evento de Economia Solidária. É uma região que tem muito a oferecer para o Brasil e para o mundo", considera.

Para mais informações, acesse: http://cirandas.net/feiranacionaldeeconomiasolidaria/capa

* Jornalista da Adital