quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ministério Público do Espírito Santo (MPES) - Ouvidoria

O que é ?

A OUVIDORIA/MPES é um canal permanente de comunicação direta com o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO objetivando interagir com o público externo em geral no propósito de elevar os padrões de transparência, eficiência, presteza e segurança das suas atividades institucionais e o fortalecimento da cidadania.

A função de “ouvidor” remonta à antiga Roma, onde existiam os "tribunos da plebe", que recebiam as denúncias do povo contra os erros e os desmandos dos funcionários do governo. No Brasil o primeiro “ouvidor” foi Pedro Borges, nomeado em 1549, o que não deu muito certo, pois ele, subordinado à pessoa do governador geral Tomé de Souza, recebia, mas não apurava, qualquer denúncia, até porque todas elas, quase sempre, eram críticas diretas à atuação do seu chefe. E, pior ainda, passava a perseguir o denunciante. O rei português, para resolver o problema acertou então com o Papa que todo “bispo” nomeado para o Brasil passaria a ser, simultânea e automaticamente, “ouvidor geral da coroa portuguesa”. A chegada desses novos ouvidores coincidiu com o empenho do rei português de povoar o território da colônia, por isso começaram a chegar aqui mulheres brancas, já que os portugueses não aceitavam se casar com as índias, sendo que as escravas africanas só começaram a aparecer por volta de 1600. Essas mulheres antes de se casarem eram obrigadas a se deitar com os colonos para “provar” que eram férteis, e, tão logo ficavam grávidas, eram abandonadas. Ao cair no choro e no desespero, ouviam então o conselho dos mais experientes: “Vá se queixar com o bispo”. Essa expressão, usada até hoje, é uma clara evidência da eficiente ação dos bispos no sentido de forçar os recalcitrantes a se casarem com as moças portuguesas

A moderna figura do “ouvidor” surgiu na Suécia, em 1713, quando o rei nomeou o primeiro ombudsman – "aquele que representa" - para ouvir as queixas e reclamações dos cidadãos. Na maioria dos países que adotam o sistema, nomeia-se ouvidor um cidadão preferencialmente de grande saber jurídico e exemplar carreira profissional, com mandato de dois anos e direito à reeleição. A função básica é a de ouvir e representar o povo junto às autoridades, com total autonomia para fiscalizar e cobrar dos serviços públicos as soluções para os problemas do cidadão. No Brasil, a criação das ouvidorias foi rejeitada pelo Constituinte de 1988, o que não impediu a sua implantação em diversos Estados, tendo sido a primeira no Paraná, em 1991. Entretanto o tempo demonstrou a necessidade desses serviços e através da EC 45/04 que acresceu o §5º ao artigo 130-A Constituição Federal foram criadas as ouvidorias no MINISTÉRIO PÚBLICO. A “ouvidoria MP/ES” foi criada através da Resolução nº 005/2008 do egrégio COLÉGIO DE PROCURADORES em sessão de 06/08/08, ad referendum da augusta ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ESTADUAL.

http://www.mpes.gov.br:8080/ouvidoria/portal/oquee.html

Como funciona ?

A OUVIDORIA/MPES está preparada para receber diversos tipos de manifestações como, sugestões, informações, elogios, reclamações ou críticas sobre a atuação de qualquer membro ou funcionário da instituição, observando sempre os princípios da transparência e da ética.

Na prática, após análise e encaminhamento da manifestação, a OUVIDORIA/MPES continuará a acompanhar as providências adotadas informando ao interessado sobre a solução dada ao caso pelo setor competente.

http://www.mpes.gov.br:8080/ouvidoria/portal/comofunciona.html

Como entrar em contato

Formulário Online
Faça sua manifestação e acompanhamento online clicando AQUI
Telefone
Telefone: 127
Fax
FAX: (27) 3194-4564
Carta Convencional
Correspondência:
Ouvidoria MPES
Rua Procurador Antônio Benedicto Amancio Pereira - Ed. Promotor Edson Machado, nº 350
Bairro Santa Helena - Vitória/ES - CEP: 29050-265

http://www.mpes.gov.br:8080/ouvidoria/portal/contato.html

Estatísticas


Relatório Estatístico de Classificação
Intervalo: 01/07/2009 até 31/07/2009

Grupo

Total

Entes externos - Improbidade administrativa

68

Entes externos - Infração, dano ou ameaça de dano ambiental

6

Entes externos - Ofensa ou violação aos direitos do consumidor

8

Entes externos - Organização criminosa

4

Entes externos - Outros

223

Entes externos - Práticas delitivas diversas

4

Entes externos - Tráfico de drogas

1

Entes externos - Violação de direitos inerentes à cidadania

22

Entes externos - Violação dos direitos (criança, adolesc., idoso e defic.)

16

Órgãos, agentes e servidores do MP - Omissão ou desídia no exercício da função

1

Órgãos, agentes e servidores do MP - Outros

8

Órgãos, agentes e servidores do MP - Utilização abusiva dos poderes do cargo

1

TOTAL GERAL

362

Relatório Estatístico de Situação
Intervalo: 01/07/2009 até 31/07/2009

Grupo

Total

Classificada

3

Finalizado

149

Inválido

3

Manifestação encaminhada

181

Providência reportada

28

Reaberto

1

TOTAL

365

Relatório Estatístico de Contato
Intervalo: 01/07/2009 até 31/07/2009

Grupo

Total

Carta

1

Internet

283

Telefone

81

TOTAL

365

Relatório Estatístico de Forma de Resposta
Intervalo: 01/07/2009 até 31/07/2009

Grupo

Total

Internet

361

Presencial

1

Telefone

3

TOTAL

365

Relatório Estatístico de Objetivo de Manifestação
Intervalo: 01/07/2009 até 31/07/2009

Grupo

Total

Crítica

1

Denúncia

299

Elogio

1

Informação

13

Reclamação

37

Solicitação

13

Sugestão

1

TOTAL

365

Relatório de Concluídos por mês
Intervalo: 01/07/2009 até 31/07/2009

Grupo

Quantidade Total de Solicitações

Quantidade Total Concluídos

Quantidade Total Não Concluídos

Média Atendimentos Concluídos (dias)*

7/2009

361

149

28

4

Média Global

4.0

Relatório de manifestações por Comarcas
Intervalo: 01/07/2009 até 31/07/2009

Grupo

Total

VITÓRIA

49

VILA VELHA

31

ARACRUZ

18

LINHARES

18

GUARAPARI

11

SÃO MATEUS

10

SERRA

10

ALFREDO CHAVES

7

COLATINA

7

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

7

ALEGRE

6

MARILÂNDIA

6

GUAÇUI

6

BAIXO GUANDÚ

5

MARATAÍZES

4

ICONHA

4

NOVA VENÉCIA

3

ATÍLIO VIVACQUA

3

ECOPORANGA

3

CONCEIÇÃO DA BARRA

3

SÃO GABRIEL DA PALHA

3

SANTA TERESA

2

VIANA

2

CARIACICA

2

ÁGUIA BRANCA

2

ITAPEMIRIM

2

IBIRAÇÚ

2

MANTENÓPOLIS

1

ITARANA

1

JOÃO NEIVA

1

PANCAS

1

PIÚMA

1

RIO NOVO DO SUL

1

MARECHAL FLORIANO

1

MIMOSO DO SUL

1

MONTANHA

1

ANCHIETA

1

APIACÁ

1

BARRA DE SÃO FRANCISCO

1

BOM JESUS DO NORTE

1

FUNDÃO

1

DOMINGOS MARTINS

1

DORES DO RIO PRETO

1

SÃO JOSÉ DO CALÇADO

1

TOTAL

243

Fonte: Banco de dados do Sistema de Ouvidoria do MPES

http://www.mpes.gov.br:8080/ouvidoria/portal/estatisticas.html