O que é ?
A OUVIDORIA/MPES é um canal permanente de comunicação direta com o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO objetivando interagir com o público externo em geral no propósito de elevar os padrões de transparência, eficiência, presteza e segurança das suas atividades institucionais e o fortalecimento da cidadania.
A função de “ouvidor” remonta à antiga Roma, onde existiam os "tribunos da plebe", que recebiam as denúncias do povo contra os erros e os desmandos dos funcionários do governo. No Brasil o primeiro “ouvidor” foi Pedro Borges, nomeado em 1549, o que não deu muito certo, pois ele, subordinado à pessoa do governador geral Tomé de Souza, recebia, mas não apurava, qualquer denúncia, até porque todas elas, quase sempre, eram críticas diretas à atuação do seu chefe. E, pior ainda, passava a perseguir o denunciante. O rei português, para resolver o problema acertou então com o Papa que todo “bispo” nomeado para o Brasil passaria a ser, simultânea e automaticamente, “ouvidor geral da coroa portuguesa”. A chegada desses novos ouvidores coincidiu com o empenho do rei português de povoar o território da colônia, por isso começaram a chegar aqui mulheres brancas, já que os portugueses não aceitavam se casar com as índias, sendo que as escravas africanas só começaram a aparecer por volta de 1600. Essas mulheres antes de se casarem eram obrigadas a se deitar com os colonos para “provar” que eram férteis, e, tão logo ficavam grávidas, eram abandonadas. Ao cair no choro e no desespero, ouviam então o conselho dos mais experientes: “Vá se queixar com o bispo”. Essa expressão, usada até hoje, é uma clara evidência da eficiente ação dos bispos no sentido de forçar os recalcitrantes a se casarem com as moças portuguesas
A moderna figura do “ouvidor” surgiu na Suécia, em 1713, quando o rei nomeou o primeiro ombudsman – "aquele que representa" - para ouvir as queixas e reclamações dos cidadãos. Na maioria dos países que adotam o sistema, nomeia-se ouvidor um cidadão preferencialmente de grande saber jurídico e exemplar carreira profissional, com mandato de dois anos e direito à reeleição. A função básica é a de ouvir e representar o povo junto às autoridades, com total autonomia para fiscalizar e cobrar dos serviços públicos as soluções para os problemas do cidadão. No Brasil, a criação das ouvidorias foi rejeitada pelo Constituinte de 1988, o que não impediu a sua implantação em diversos Estados, tendo sido a primeira no Paraná, em 1991. Entretanto o tempo demonstrou a necessidade desses serviços e através da EC 45/04 que acresceu o §5º ao artigo 130-A Constituição Federal foram criadas as ouvidorias no MINISTÉRIO PÚBLICO. A “ouvidoria MP/ES” foi criada através da Resolução nº 005/2008 do egrégio COLÉGIO DE PROCURADORES em sessão de 06/08/08, ad referendum da augusta ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ESTADUAL.
Como funciona ?
A OUVIDORIA/MPES está preparada para receber diversos tipos de manifestações como, sugestões, informações, elogios, reclamações ou críticas sobre a atuação de qualquer membro ou funcionário da instituição, observando sempre os princípios da transparência e da ética.
Na prática, após análise e encaminhamento da manifestação, a OUVIDORIA/MPES continuará a acompanhar as providências adotadas informando ao interessado sobre a solução dada ao caso pelo setor competente.
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Como entrar em contato
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Estatísticas
Relatório Estatístico de Classificação | |
Grupo | Total |
Entes externos - Improbidade administrativa | 68 |
Entes externos - Infração, dano ou ameaça de dano ambiental | 6 |
Entes externos - Ofensa ou violação aos direitos do consumidor | 8 |
Entes externos - Organização criminosa | 4 |
Entes externos - Outros | 223 |
Entes externos - Práticas delitivas diversas | 4 |
Entes externos - Tráfico de drogas | 1 |
Entes externos - Violação de direitos inerentes à cidadania | 22 |
Entes externos - Violação dos direitos (criança, adolesc., idoso e defic.) | 16 |
Órgãos, agentes e servidores do MP - Omissão ou desídia no exercício da função | 1 |
Órgãos, agentes e servidores do MP - Outros | 8 |
Órgãos, agentes e servidores do MP - Utilização abusiva dos poderes do cargo | 1 |
TOTAL GERAL | 362 |
Relatório Estatístico de Situação | |
Grupo | Total |
Classificada | 3 |
Finalizado | 149 |
Inválido | 3 |
Manifestação encaminhada | 181 |
Providência reportada | 28 |
Reaberto | 1 |
TOTAL | 365 |
Relatório Estatístico de Contato | |
Grupo | Total |
Carta | 1 |
Internet | 283 |
Telefone | 81 |
TOTAL | 365 |
Relatório Estatístico de Forma de Resposta | |
Grupo | Total |
Internet | 361 |
Presencial | 1 |
Telefone | 3 |
TOTAL | 365 |
Relatório Estatístico de Objetivo de Manifestação | |
Grupo | Total |
Crítica | 1 |
Denúncia | 299 |
Elogio | 1 |
Informação | 13 |
Reclamação | 37 |
Solicitação | 13 |
Sugestão | 1 |
TOTAL | 365 |
Relatório de Concluídos por mês | ||||
Grupo | Quantidade Total de Solicitações | Quantidade Total Concluídos | Quantidade Total Não Concluídos | Média Atendimentos Concluídos (dias)* |
7/2009 | 361 | 149 | 28 | 4 |
Média Global | 4.0 |
Relatório de manifestações por Comarcas | |
Grupo | Total |
VITÓRIA | 49 |
VILA VELHA | 31 |
ARACRUZ | 18 |
LINHARES | 18 |
GUARAPARI | 11 |
SÃO MATEUS | 10 |
SERRA | 10 |
ALFREDO CHAVES | 7 |
COLATINA | 7 |
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | 7 |
ALEGRE | 6 |
MARILÂNDIA | 6 |
GUAÇUI | 6 |
BAIXO GUANDÚ | 5 |
MARATAÍZES | 4 |
ICONHA | 4 |
NOVA VENÉCIA | 3 |
ATÍLIO VIVACQUA | 3 |
ECOPORANGA | 3 |
CONCEIÇÃO DA BARRA | 3 |
SÃO GABRIEL DA PALHA | 3 |
SANTA TERESA | 2 |
VIANA | 2 |
CARIACICA | 2 |
ÁGUIA BRANCA | 2 |
ITAPEMIRIM | 2 |
IBIRAÇÚ | 2 |
MANTENÓPOLIS | 1 |
ITARANA | 1 |
JOÃO NEIVA | 1 |
PANCAS | 1 |
PIÚMA | 1 |
RIO NOVO DO SUL | 1 |
MARECHAL FLORIANO | 1 |
MIMOSO DO SUL | 1 |
MONTANHA | 1 |
ANCHIETA | 1 |
APIACÁ | 1 |
BARRA DE SÃO FRANCISCO | 1 |
BOM JESUS DO NORTE | 1 |
FUNDÃO | 1 |
DOMINGOS MARTINS | 1 |
DORES DO RIO PRETO | 1 |
SÃO JOSÉ DO CALÇADO | 1 |
TOTAL | 243 |
Fonte: Banco de dados do Sistema de Ouvidoria do MPES
http://www.mpes.gov.br:8080/ouvidoria/portal/estatisticas.html