sexta-feira, 25 de junho de 2010

Evo Morales promulga lei que dá autonomia à justiça indígena

Evo Morales promulga lei que dá autonomia à justiça indígena

O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou nesta quinta-feira (24/6) a Lei de Organização Judicial, que regula a estrutura e o funcionamento da justiça no país. A norma faz parte de um conjunto de cinco “leis fundamentais” que deve ser aprovado pelo Parlamento antes do dia 22 de julho conforme manda a nova Constituição boliviana, vigente desde 2009.

Entre as inovações, a medida inclui a criação de instituições de direito para auxiliar na formação de advogados e juízes, a instauração do Serviço do registro Cívico e a criação de dois Tribunais, um Agroambiental e outro Supremo.

Além disso, de acordo com informações da rede sul-americana Telesur, a nova medida determina a que pelo menos um magistrado seja nomeado em cada região do país e instaura os cargos de conciliadores e defensores públicos, responsáveis respectivamente por acordar as partes e defender aqueles que não possuem recursos para pagar advogados particulares.

Para Morales, que se disse “extremamente satisfeito” com a promulgação, a lei além de organizar o sistema judiciário boliviano promoverá uma “profunda transformação e uma revolução” no país.

Segundo o jornal boliviano La Razón, o presidente disse ainda que a nova lei “consagra e fortalece a justiça indígena”, permitindo a “descolonização” da justiça boliviana e ampliando o acesso da população as questões jurídicas.

A declaração provocou críticas por parte dos partidos opositores que se disseram preocupados que a “justiça indígena” fique sujeita ao controle do estado e, desta forma, perca os limites e tenha sua força de atuação reduzida.


O senador da aliança PPB-CN (Plano Progresso para Bolívia-Convergencia Nacional) Bernard Gutiérrez reconheceu a importância da justiça comunitária, mas acredita que a medida deve ser unificada.


--
Luis Roberto de Paula
(31) 9259-4485
gugasampaio56@gmail.com