domingo, 13 de junho de 2010

No STF, processo coloca em risco titulação de terras quilombolas


No STF, processo coloca em risco titulação de terras quilombolas

Quilombo

Tatiana Félix*

Adital -

A qualquer momento o Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade 3239 (ADIN) do decreto 4887/2003. Caso o STF dê parecer favorável à ADIN, as comunidades de remanescentes de quilombo no país, perderiam um dos seus poucos benefícios, que é o reconhecimento de seus territórios.

O Decreto Federal 4887 foi publicado pelo Presidente Lula em 2003, regulamentando o processo administrativo de titulação das terras de comunidades quilombolas no Brasil e obedecendo a um direito que é previsto na Constituição Federal. Entretanto, em 2004, o Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM), entrou com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN 3239), que pede a revogação do Decreto 4887.

Se o STF considerar válida a proposta dos Democratas, a titulação de terras volta a obedecer ao antigo Decreto 3912, de 2001, que somente reconhecia como terras quilombolas as que “estavam ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos em 5 de outubro de 1988″.

Fernando Prioste, assessor jurídico da organização Terra de Direitos, afirmou que o risco da anulação de titulação de terras existe. “Se a decisão for mais dura, além de dificultar o reconhecimento de novas áreas para os quilombolas, pode até anular as titulações já concedidas”, explicou. Segundo ele, cerca de 3 mil comunidades quilombolas em todo o país, seriam prejudicadas perdendo não só as terras, como todo o investimento feito nela.

A anulação de titulações e uma maior dificuldade no processo, acarretariam em um aumento de conflitos de terras, como a grilagem, a construção de barragens ou outros empreendimentos, já tão comuns de acontecer no país. Problemas como estes são gerados, principalmente, pela falta de definição de terras no campo.

A política pública no país ainda está engatinhando e o processo de titulação não é bom. Caso o STF julgue constitucional a ADIN, o processo de titulação vai demorar mais ainda”, esclareceu.

Entidades que defendem a titulação de terras quilombolas estão acompanhando o processo da ADIN e divulgaram uma carta no último dia 21, onde pedem a realização de audiências públicas, antes da votação no STF.

Titulação de terras

No ano passado, longe de atender a meta prometida de onze titulações, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma (Incra) finalizou apenas dois processos, dando títulos à apenas duas comunidades no Rio Grande do Sul, em áreas que não somam um hectare de terra.

Além do Incra, que representa o Governo Federal, instituições como o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e o Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) também concedem titulações às comunidades quilombolas. Somando os processos das três entidades, no ano passado o país reconheceu sete territórios, beneficiando mais de 300 famílias. O Pará é o estado que mais reconhece terras de quilombos, segundo Fernando.

Em 2009, foram abertos quase 140 processos novos para regularização de quilombos no Incra, totalizando 955 procedimentos em tramitação. No final de 2009, 76% dos processos se encontravam ainda em fase inicial, apenas com o número de protocolo.

* Jornalista da Adital