quarta-feira, 9 de junho de 2010

Curso de Formação de Professores na Temática Cultura e História dos Povos Indígenas

Curso de Formação de Professores na Temática Cultura e História dos Povos Indígenas

A Chefe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital para prorrogação das inscrições, visando à seleção de candidatos para o “Curso de Formação de Professores na Temática Culturas e História dos Povos Indígenas”, nível de extensão, na modalidade semi-presencial.

1. DAS VAGAS E DO PÚBLICO ALVO:

1.1 – Serão oferecidas, para ingresso, 280 (duzentas e quarenta) vagas para o “Curso de Formação de Professores na Temática Culturas e História dos Povos Indígenas” turma única, divididas em cada um dos seguintes pólos de apoio, como apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1: Vagas destinadas aos pólos

Água Clara 70 vagas

Miranda 70 vagas

Rio Brilhante 70 vagas

São Gabriel do Oeste 70 vagas

1.2 – As vagas estão destinadas preferencialmente a professores, técnicos e gestores dos sistemas de ensino, que atuam na educação pública e diferenciada, Municipal e Estadual. Podem inscrever-se ainda alunos de graduação (licenciatura) em áreas relacionadas às temáticas do curso.

1.3. A metodologia do curso envolve a participação obrigatória em atividades a distância pela internet, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ocorrerão 3 (três) momentos presenciais, também obrigatórios, previamente agendados, em período integral, durante o fim de semana (sábado ou domingo) a serem desenvolvidas no pólo de ensino para o qual o candidato efetuar sua inscrição.

2 – DA INSCRIÇÃO:

2.1 - PERÍODO: 08 a 21 de Junho de 2010;

2.2 – PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

Preencher Ficha de Inscrição disponível no endereço eletrônico: http://www.ead.ufms.br/selecao, no período de 08 a 21 de Junho de 2010;

Enviar documentação completa (Conforme item 2.3, deste edital) pelos correios por meio de carta registrada ou Sedex para o endereço a seguir:

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA TEMÁTICA CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS

Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância

Cidade Universitária, S/N

Caixa Postal, 549.

CEP: 79.070-900. Campo Grande/MS.

As inscrições devem ser enviadas, via postal até o dia 21 de junho de 2010.

Não será aceita inscrição via fax, correio eletrônico ou qualquer outro método não previsto neste Edital; Serão indeferidas inscrições com postagem posterior ao dia 21 de junho.

2.3 – DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO:

Ficha de Inscrição corretamente preenchida;

Diploma de Graduação (fotocópia) ou Atestado de Conclusão de Curso Superior (original); ou, Documento comprobatório de vínculo acadêmico a instituição de ensino superior.

Cédula de Identidade (fotocópia);

CPF (fotocópia);

Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

Comprovante de Residência (fotocópia);

Cópia do Titulo eleitoral e certidão de quitação eleitoral;

Cópia de quitação com o Serviço Militar (para o sexo masculino);

Carta de Intenção (sugestão de modelo Anexo I, deste edital);

Carta de Compromisso de Posse de Material de Estudos, devidamente preenchida e assinada (Anexo II, deste edital).

Nota Explicativa: A Carta de compromisso de posse de Material de Estudo funciona para que, em caso de desistência do cursista selecionado, este deverá efetuar devolução do material de estudo recebido, para esta instituição, a fim do mesmo servir a outro cursista substitutivo da vaga. Neste caso, as despesas de postagem ficam por conta do cursista desistente.

3 – DA SELEÇÃO :

3.1 – PERÍODO DE SELEÇÃO: de 21 de junho a 28 de junho de 2010;

3.2 – DATA E DIVULGAÇÃO DA SELEÇÃO: a divulgação será feita, até dia 29 de julho de 2010, por meio do endereço eletrônico: http://www.ead.ufms.br.

3.3 – CRITÉRIO DE SELEÇÃO:

Estão disponibilizadas preferencialmente vagas para os inscritos na Plataforma Freire até o cumprimento de 30% da turma.

Serão selecionados, prioritariamente, professores, técnicos e gestores da rede pública de educação, que atuam na educação diferenciada, Municipal e Estadual.

Havendo vagas, serão distribuídas a professores da educação básica de escolas públicas Municipais e Estaduais.
Por fim, a vagas serão distribuídas a alunos de graduação de áreas afins.

4 – DA MATRÍCULA

4.1 – CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA: A matrícula será confirmada pelo cursista no ato de acesso ao ambiente virtual na data de início do curso.

5 – VALOR DAS TAXAS

O curso é isento de taxas de inscrição, matrícula e mensalidade.

6 – OUTRAS INFORMAÇÕES
Previsão de Início do Curso: 03 de julho de 2010

Primeiro encontro presencial e Oficina de Nivelamento para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem:

03/07/10 Sábado São Gabriel do Oeste

Rio Brilhante

04/07/10 Domingo Água Clara

Miranda

Sobre o funcionamento do curso: O curso será desenvolvido na modalidade à distância com encontros presenciais obrigatórios nos pólos dos municípios de: Água Clara, São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante e Miranda. Os horários serão definidos durante oferecimento do curso. O curso terá uma carga horária de 240 (duzentas e quarenta) horas, distribuídas em 06 (seis) módulos desenvolvidos no período de julho de 2010 a janeiro de 2011.

Material de Estudo: O material de estudo será remetido aos cursistas ao pólo de Matricula, exceto os domiciliados em Campo Grande, que poderão retirar seus livros na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (conforme endereço no item 2.2). Aqueles cursistas não domiciliados em Campo Grande, nem nos pólos do Curso, poderão manifestar opção de envio do material para retirada no pólo de inscrição ou em Campo Grande.

Mais informações, se julgar necessário, poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico diversidade.cidadania@gmail.com .

Angela Maria Zanon
Chefe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância



ANEXO I

SUGESTÕES:

Na Carta de Intenção, deve ter em média uma página e o candidato a cursista deve manifestar sua disponibilidade em cumprir os encontros presenciais obrigatórios exigidos para certificação, bem como suas intenções e expectativas com o curso.
Além disso, deve abordar seu nível de conhecimentos em informática e disponibilidade de acesso á Internet. (Os conhecimentos em informática não são classificatórios, servem apenas á equipe de formação para atendimento e suporte).

Deve descrever brevemente a atuação profissional atual e se está envolvido em atividades relacionadas á temática da Diversidade.

CARTA DE INTENÇÃO (MODELO)

(Local e data).


Para:
Comissão Coordenadora do Processo Seletivo de Candidatos ao Curso de Formação Continuada “Formação de Professores na Temática Culturas e História dos Povos Indígenas

Eu, (nome), apresento a seguir de forma resumida, minha formação, os conhecimentos e as experiências que possuo relacionados com as temáticas a serem abordadas no Curso de Formação Continuada “Formação de Professores na Temática Culturas e História dos Povos Indígenas, apresentando também minhas expectativas em relação às temáticas a serem abordadas, bem como minha disponibilidade para dedicação ao estudo.

(...)




________________________________



Nome Completo do Candidato

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE POSSE DE MATERIAL DE ESTUDO

Eu, (nome completo), portador (a) da carteira de identidade sob nº (nº da identidade), declaro, neste ato de inscrição, que exercendo a posse do Material de Estudo do Curso de Formação de Professores na Temática Culturas e História dos Povos Indígenas, me responsabilizo pelo mesmo.

Em caso de desistência no decorrer do curso, me comprometo a devolver o material para uso de outro cursista que vênha a ocupar a vaga disponível, com despesas de postagem por minha conta para o endereço:

A/C: Curso de Formação de Professores na Temática Culturas e História dos Povos Indígenas



Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância
Cidade Universitária, S/N
Caixa Postal, 549.

CEP: 79.070-900. Campo Grande/MS.

(Cidade), (Data).
________________________________________

Assinatura do Cursista


Fonte: Coordenação do Curso