sábado, 12 de junho de 2010

Cidade em MS adota guarani como segunda língua oficial

Cidade em MS adota guarani como segunda língua oficial

O município de Tacuru, em Mato Grosso do Sul, adotou o idioma guarani como segunda língua oficial. Com a lei, sancionada pelo prefeito Claudio Rocha Barcelos no dia 24 de maio, a prefeitura vai usar o guarani nos atendimentos na área de saúde e também em campanhas de prevenção e tratamento de doenças.

“Tomamos essa medida para facilitar a comunicação com os indígenas que vivem na cidade e com os imigrantes do Paraguai. Além da comunicação oficial bilíngue, principalmente na área da saúde, nós teremos também intérpretes para o caso de necessidade”, explicou o prefeito ao G1.

Segundo Barcelos, os indígenas representam cerca de 1/3 da população de 9,5 mil habitantes. Ele estima que outros 30% da população são imigrantes do Paraguai ou com ascendência paraguaia, pois a cidade está localizada bem perto da fronteira. No Paraguai, o guarani e o espanhol são línguas oficiais.

“A nova lei foi muito bem aceita. Aliás, a comunicação também em guarani já era um pedido antigo da população. Nós apenas tornamos oficiais alguns procedimentos que já eram praxe na cidade, principalmente por causa do grande número de paraguaios e de indígenas que vivem aqui. Quase tudo também era feito em guarani para facilitar a comunicação com essas pessoas.”, disse Barcelos.

Mas o prefeito esclareceu que o idioma ainda não será implantado na rede pública de ensino. “Nas escolas indígenas, os alunos já aprendem o guarani e o português. Nas escolas urbanas, a grade curricular não será alterada por enquanto, mas pretendemos oferecer cursos livres de guarani para quem não conhece o idioma”, disse. (Fonte: Luciana Rossetto/ G1)