domingo, 13 de junho de 2010

Índios Purí em Minas Gerais






video



Os índios Puri habitaram a Zona da Mata de Minas Gerais até serem aldeados, escravizados e quase totalmente exterminados a partir do final do século XIX. Seus descendentes ainda podem ser vistos por várias cidades da região, mas famílias inteiras, inseridas na sociedade rural ou urbana povoam as cercanias da Serra do Brigadeiro, outrora Serra dos Arrepiados. Muitas dessas pessoas assumem a identidade Puri.

Para saber mais consulte:
Índios Purí-Goitacá, meus ancestrais


Fonte: www.cumbuca/org.br

8 comentários:

  1. Olá Amigos! Achamos interessante esse trabalho de vocês em defesa das minorias, indígenas e quilombolas, bem como dos direitos humanos. Nós do blog www.cumbuca/org.br também partilhamos desses ideais. Ficamos lisongeados de ver nossa matéria sobre os Puris da Zona da Mata no post de vocês. O caminho é esse, compartilhar conteúdo. Pedimos apenas que citem nossa blog como fonte desse material. Estamos sempre disponíveis para trabalhar colaborativamente,
    abraços,
    Cumbuca

    ResponderExcluir
  2. Este vídeo foi produzido pelo Grupo Cumbuca de audiovisual que desenvolve um trabalho de pesquisa e registro da memória dos folguedos da Zona da Mata mineira.
    Este e outros vídeos e fotos você encontra no site: www.cumbuca.org.br
    Acessem!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos,
    Fiquei muito interessado em conhecer os descendentes de PUris, que vocês citam no início dessa reportagem. O seu Tuim, a Dona Redomilha, e todos os outros moram na Serra do Brigadeiro? Como posso entrar em contato com eles? Estou fazendo Doutorado e trabalho com história indígena e gostaria de entrevistá-los.
    Muito obrigado pela atenção. Marcelo S. Lemos

    ResponderExcluir
  4. minha bisa avo paterna era da tribo puri foi pega na mata tenho muito orgulho de ser uma descendente da tribo puri e gostaria de ter asseso a mais irformaçoes a respeito dos meus ancestrais

    ResponderExcluir
  5. Informações sobre os índios Purí podem ser obtidas por Dauá Purí no Facebook.

    ResponderExcluir
  6. pessoal eu estou querendo reunir todos os descendentes de puris ...para quem sabe organizar uma viagem para a serra dos arrepiados falar com esse outros decendentes
    me add no facebook
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100000916255539&ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  7. ola sou andre costa + um descendente
    hoje Obtive uma resposta do MIn da Justica e da funai aonde se podem reivindicar a Cidadania Indigena por lacos partenos ou Maternos
    mais informacoes me contatem no meu blog, servem tambem para quem E' Kilombola

    ou e mail neyous@live.jp

    ResponderExcluir
  8. Tambem tenho sangue puri. Fiquei feliz de poder ver fotos de mais descendentes deles!!! Mto agradecida!!!

    ResponderExcluir

ENTRE EM CONTATO!