sexta-feira, 6 de julho de 2012

Funai do Cone Sul está em greve

Funai do Cone Sul está em greve

por Edilson Oliveira - editor@sulnews.com.br



Funai de Iguatemi (FOTO - EGÍDIO VIEIRA)
A Comissão de Greve da Coordenação Regional da FUNAI de Ponta Porã informa que desde o dia dois de julho de 2012, tanto a sede quanto as Coordenações Técnicas Locais a ela subordinadas - Amambai, Antonio João, Tacuru, Iguatemi e Paranhos - estão com as atividades paralisadas. O motivo é a greve dos servidores públicos federais do órgão, que acontece por tempo indeterminado.

A paralisação é um esforço para apoiar os servidores públicos federais que aderiram, em 14 de Junho, à greve nacional do funcionalismo. Ao todo, 12 órgãos públicos federais tiveram suas atividades interrompidas. O movimento é uma resposta à intransigência do Governo Federal, que não ofereceu solução oficial às reivindicações dos servidores, entregues desde 24 de Janeiro de 2012.

A CR da FUNAI em Ponta Porã reivindica:
1- Política salarial permanente, com reposição inflacionária; 2- Valorização do salário base com a incorporação das gratificações; 3- Cumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados e não cumpridos; 4- Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; 5- Reajuste dos benefícios como auxílio alimentação, diárias e contrapartida do plano de saúde;
6- Pagamento de adicional de fronteira, em cumprimento ao Art.71 da Lei 8.112/90; 7- Imediata retirada da pauta do Congresso Nacional dos projetos de lei que retiram direitos dos trabalhadores e trabalhadoras; 8- Aprovação do plano de carreira da FUNAI; 9- Concretização da reestruturação da FUNAI; 10- Realização de concurso público; 11- Regulamentação do adicional de insalubridade; 12- Participação dos servidores no processo de elaboração do regimento interno da FUNAI; 13- Desburocratização e autonomia técnico-administrativa das Coordenações Regionais.

Serviços essenciais e atendimento a emergências serão mantidos pelo órgão, bem como o atendimento ao público reduzido a 30 por cento. Dessa forma, os trabalhos de entrega de cestas alimentícias às aldeias indígenas, declaração de atividade rural, confecção de primeira via de RANI, Registro Administrativo de Nascimento Indígena, e de óbito serão mantidos. O atendimento ao público será feito das 7h30 às 10h30.

Fonte: Sulnews