domingo, 11 de dezembro de 2011

ES - Família se revolta com cemitério em areia de praia em Vila Velha

Falecida passou por 3 cemitérios antes de ser enterrada.
A prefeitura informou que em 2012 resolverá o problema.


Do G1 ES, com informações da TV Gazeta


A família da senhora Helena Miranda, falecida nesta terça-feira (6), percorreu três cemitérios públicos de Vila Velha, na Grande Vitória, para realizar o enterro. No primeiro, foram impossibilitados de enterrar a parente por causa dos alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram o município. Na sequência, no bairro Ponta da Fruta, a família se recusou a sepultar a mulher pois o cemitério municipal se caracterizava pelas covas rasas e por ser localizar em terreno formado por areia de praia. Na terceira tentativa, os familiares acabaram pagando um cemitério particular. A prefeitura informou que em 2012 resolverá o problema.

A filha de dona Helena, Elizabeth da Silva, disse que a família estava revoltada com a situação e que filmou tudo e vai procurar pelos direitos de cidadão. "Era um lugar com um monte de areia e cheio de mato. Aquilo não é lugar de enterrar ninguém. Não serve para cachorro e, quem dirá, para enterrar uma mãe. Aquilo ali é um imprevisto que fizeram de cemitério. Ele fica entre um supermercado e uma escola e é só areia de praia. A coveira responsável disse que se aprofundasse mais a cova, sairia água", contou Elizabeth.

Cemitério fica em uma região com areia de praia (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Cemitério fica em uma região com areia de praia (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

A coveira Rosenilda da Silva, responsável pelo cemitério em Ponta da Fruta, disse que os corpos são enterrados na areia da praia mesmo por que os cemitérios da cidade estão lotados. Disse ainda que é feito um revezamento de covas. "Os corpos são sepultados e removidos depois de três anos, tiramos e colocamos o outro, assim a família pode transladar os restos mortais", disse a coveira.

Solução
A prefeitura de Vila Velha disse que pretende construir um cemitério vertical em 2012, assim os corpos são colocados em gavetas, uma em cima da outra. A administração explicou que atualmente o corpo fica três anos sepultado e, depois, os ossos são retirados, lacrados, identificados, e ficam á disposição da família. Informou ainda que, para manter o corpo no mesmo lugar, é preciso comprar uma cova perpétua.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2011/12/familia-se-revolta-com-cemiterio-em-areia-de-praia-em-vila-velha-es.html