quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aqui é mais profundo


Aqui é mais profundo

Por Laibl Wolf*


Muitos caminhos espirituais louvam a virtude do outro mundo, e até do “próximo mundo”. O Islã e o Cristianismo olham para a “vida futura” como o foco da vida, para escapar deste plano comum.
O Judaísmo espiritual, por outro lado, se concentra neste mundo como a arena mais importante para a atividade da alma. Percebe o potencial muito mais elevado para a alma no mundo do tempo e espaço, em oposição ao âmbito no qual entramos depois da morte.
Isso parece ilógico.
O tempo e o espaço são limitações. A alma é uma prisioneira virtual do corpo. A vida física
acarreta sofrimento, medo e destruição. Quais seriam as virtudes redentoras do plano terreno?
Os ensinamentos chassídicos explicam que há dois tipos de consciência e percepção. A primeira é a percepção tangível e visceral da realidade. Reconhecemos um rosto. Sentimos o frio. Entendemos um conceito. Todos estes são aspectos do nosso mundo “aqui em baixo”. Esta percepção tangível é chamada Memalê – a maneira pela qual o cosmo está “repleto” de energia criativa.
Porém todos nós experimentamos uma consciência mais sublime – uma percepção de uma aura, uma presença atmosférica, um senso do sagrado, a expressão da fé. Estas faces intangíveis da realidade são chamadas Sovev – a maneira pela qual o cosmos está “rodeado” pelo sopro cósmico, uma Divina presença que envolve a realidade, em vez de permeá-la.
Nos mundos acima a percepção de Sovev é emudecida, ironicamente nestes âmbitos “mais elevados”. Tudo nos reinos mais elevados está fixo em posição, imutável. A força angélica de Michael sempre permanece sendo de amor líquido. A força angélica de Gabriel sempre permanece num estado de força ardente. Não há crescimento ou movimento entre os seres celestiais. Nada altera sua natureza – a lei Divina prevalece por meio da Memalê.
Em nosso mundo “inferior” há constantes mudanças. Sob desafio, podemos ceder aos nossos instintos mais baixos. Ou podemos superar a tentação e crescer em estatura e caráter. A alma tem a oportunidade de nos guiar através de consciência mais elevada. Isso porque a consciência mais transcendente de Sovev está disponível a este mundo – facilitando o movimento e a mudança.
É por isso que os cabalistas enfatizam as “boas ações” – mitsvot. Somente a atividade física finita de ser um co-criador prático do universo inacabado toca o nível sublime de Sovev. Somente a atividade tangível da mudança dá à alma a oportunidade de cumprir sua missão. É a ênfase no autodomínio e perfeição pessoal neste plano que distingue o caminho espiritual daqueles que simplesmente se concentram em esperança e aspirações no mundo vindouro.
O propósito da vida não é a santidade, ou vida em outro mundo, É ser uma pessoa melhor – reconhecer seu papel e responsabilidade como pai, filho, amigo, cônjuge e cidadão.

Exercícios

Domínio: Torne-se consciente do processo de mudança. Pergunte-se por que você deveria mudar, de que maneira, como planejar a mudança, e que resistência você sente àquela mudança. Mudar é a maneira de você permitir que a onda do crescimento o carregue até a praia. A vida é uma questão de aprender a surfar – apanhar aquelas ondas, e permitir que elas se tornem mestres e instrutores. O medo e a intransigência levam a um “tombo”.

Meditação: Concentre-se numa mudança específica que esteja ocorrendo em sua vida. Enxergue-a como uma onda do mar. Observe aquela onda rolando suavemente até a praia. Veja apanhando aquela onda e cavalgando-a até a praia. Veja como o sucesso depende de sua preparação para cavalgar a onda, permitindo que sua mente e corpo se fundam com sua força e intensidade. Concentre-se novamente na mudança que está ocorrendo em sua vida. Esteja preparado para rolar com a mudança, enquanto conserva sua própria integridade, suas crenças e valores.

Adaptado por Laibl Wolf da obra clássica chassídica Likutê Torá, por Rabi Shneur Zalman de Liadi (fundador do Chassidismo Chabad, 1745-1812). Rabi Wolf, um famoso místico, escritor e palestrante, mora na Austrália e faz palestras sobre Cabalá e misticismo judaico em todo o mundo.

Nota da Associação Beneficente Cristã Deus é Fiel: Cabala Hebraica é o profundo estudo da Torah (Bíblia). Não aceitamos e não divulgamos este pseudo-conhecimento tão propalado que mistura a legítima Cabala com práticas várias, as quais, não têm embasamento nenhum na Bíblia.
Cabala não é misticismo. É transformação pelo conhecimento prático da Palavra de Deus.

Associação Beneficente Cristã Deus é Fiel

***