sexta-feira, 9 de julho de 2010

Grupo Maxakali participa da montagem da próxima edição do Projeto Índio no Museu

Grupo Maxakali participa da montagem da próxima edição do Projeto Índio no Museu



De 10 a 13 de maio, João Duro Maxakali, Reginaldo Maxakali e Manoel Damásio Maxakali, da aldeia Vila Nova , estiveram no MI participando dos trabalhos de identificação e edição de imagens dos filmes que vão integrar as próximas exposições dedicadas a etnia. As mostras vão ocupar três espaços do MI: a Galeria de Arte, o Muro do Museu e o Museu das Aldeias.

Além dos Maxakali, participaram da ação o pesquisador Douglas Ferreira Gadelma Campelo, assessorado pelos editores de vídeo do MI , Rodrigo Moraes, Michel Salibe e Roberto Beckert.

A parceria direta com os índios é uma das prioridades do Projeto Índio no Museu, visando a documentação da cultura material. A curadoria das três exposições será assinada pela pesquisadora Rosângela Pereira de Tugny (UFMG).

No início de junho , outro grupo Maxakali estará no MI, para realizar os trabalhos de composição de legendas e finalização das edições. Vão participar índios da Aldeia Verde.

Atualmente , cerca de 1.400 índios vivem na Terra Indígena Maxakali, situada no município de Bertópolis, cabeceiras do rio Umburanas, vale do Mucuri, no nordeste de Minas Gerais. A língua falada é o Maxakali.

Fonte: Museu do Índio

*********************