domingo, 18 de julho de 2010

Índios denunciam falta de energia no Pará

Índios da etnia assurini ocupam, desde a tarde de terça-feira (13), o prédio da Celpa, concessionária de energia elétrica, em Tucuruí (PA). Eles protestam contra constantes quedas de energia na aldeia. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, alguns dos desligamentos ocorrem devido às melhorias que estão sendo implantadas no sistema elétrico do município.

“Não temos previsão para saída porque ninguém veio negociar ainda. Estamos reivindicando porque há muita queda de energia na aldeia. Já tivemos 25 equipamentos queimados”, diz ao G1 Oliveira Assurini, liderança indígena.

Em nota, a Celpa afirma que as ações do movimento estão comprometendo a continuidade do plano de melhorias do sistema elétrico. A empresa informa ainda que possui liminar de reintegração de posse para a desocupação do escritório.

A empresa afirma também que há uma reunião agendada para 21 de julho, entre a Diretoria da Celpa, o líder da aldeia e um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) para tratar tanto do atendimento urbano quanto do rural. Enquanto isso, a empresa está tomando as medidas legais para cumprimento da liminar, que determina a desocupação do prédio. (Fonte: G1)

***