segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ruralistas intensificam pressão por novo Código Florestal

Ruralistas intensificam pressão por novo Código Florestal

Renata Camargo

Mais de 600 produtores rurais devem comparecer ao Congresso nesta segunda-feira (5). Organizados pela bancada ruralista, eles vão pressionar pela votação do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que modifica o Código Florestal brasileiro. A apresentação do relatório, com alterações, está prevista para amanhã, às 9h. A votação em comissão especial deve ocorrer nesta terça-feira (6), mesmo sem acordo com parlamentares da bancada ambientalista, que querem adiar a apreciação da matéria.

Os produtores vão participar da mobilização nacional “Preservar e Produzir”, coordenada pelo deputado Homero Pereira (PR-MT), da bancada ruralista. Em seu twitter, Homero Pereira pede apoio ao movimento e afirma que somente o estado Mato Grosso levará ao Congresso mais de 200 produtores. Segundo o deputado, o objetivo é “mostrar à sociedade e aos parlamentares a necessidade da aprovação de uma nova legislação ambiental para o país e, ainda, sensibilizá-la quanto à dimensão do problema enfrentado pelos produtores”.

“O objetivo é fazer a população urbana interagir com o rural”, diz Homero em seu twitter. Entre outras coisas, a mobilização contará com uma exposição na Câmara, com painéis mostrando o caminho da produção agrícola até a mesa do consumidor. Segundo Homero Pereira, a exposição terá um espaço chamado “Fala Produtor!”, no qual agricultores e pecuaristas poderão contar suas histórias, necessidades e preocupações.

O atual Código Florestal têm sido alvo de críticas, especialmente por parte de representantes do setor agropecuário. Produtores rurais afirmam que a legislação ambiental é muito rigorosa e alegam que não é possível cumprir as normas. Ambientalistas, por sua vez, afirmam que o setor produtivo quer flexibilizar a legislação para obter vantagens econômicas. Eles argumentam que isso pode levar ao aumento considerável do desmatamento e a um desequilíbrio ambiental no país.

No início de junho, o deputado Aldo Rebelo apresentou a primeira versão de seu relatório sobre mudanças no Código Florestal na comissão especial. Entre outras coisas, o relatório propunha o fim da reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais.

Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=33528
*****************************