quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cerca de 90 professores deixam de dar aulas para comunidades indígenas de Roraima

Cerca de 90 professores deixam de dar aulas para comunidades indígenas de Roraima

A Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir) denunciou que faltam aproximadamente 90 professores em comunidades indígenas de Roraima. As informações são da folha de Boa Vista.

Segundo a entidade, que representa cerca de 40 comunidades indígenas, na quinta-feira (15) houve reunião com os professores concursados e um bom número destes profissionais já avisou que não vai retornar para as comunidades.

“Até o mês passado, tínhamos aproximadamente 77 professores faltando, e agora aumentou: a ausência já está em 90 profissionais”, disse o presidente da Opir, professor Enilton André da Silva.

A Opir afirmou que os professores abandonaram as comunidades por vários motivos. “Existem professores que não são da comunidade, outros reclamam das condições de excesso de chuva, ficam doentes, têm famílias na cidade e outros criaram problemas na comunidade. Ou seja, vários fatores justificam que não retornem. Como não tem energia, a estrada é ruim, não tem casa de apoio nem transporte, a maioria dos professores desiste”, disse.

Outro lado – A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação informou, na sexta-feira (16), que os professores foram rejeitados pelas comunidades indígenas, que não aceitaram que não-índios dessem aulas nos locais.

Segundo a assessoria, o Ministério Público tomou conhecimento e houve recomendação para que eles voltassem às atividades. A assessoria informou também que não procede o número de 90 professores fora da sala de aula, e que as faltas estão sendo minimizadas com hora/aula pagas aos outros professores que permanecem nas comunidades. (Fonte: Amazônia.org.br)

*****************************************