terça-feira, 13 de julho de 2010

Funai compra fazenda para índios no agreste de Pernambuco

Funai compra fazenda para índios no agreste de Pernambuco

Com a efetivação da compra de sete fazendas, nos municípios de Alagoinha, Pedra, Pesqueira e Venturosa, no Agreste de Pernambuco, celebrada na última quinta-feira, 08, a Fundação Nacional do Índio (Funai) encerra sete anos de impasse vividos pelos índios Xukuru. As áreas das fazendas - Santa Helena I, III, IV e V e Jardim III, IV e V - de 1.150 hectares, foram adquiridas pelo valor de R$ 587.786,16 e vão assentar 149 famílias que, desde fevereiro de 2003, tiveram que abandonar suas terras, no município de Pesqueira, após um conflito entre índios da etnia Xukuru.

Os "Xukuru de Cimbres", liderados por Expedito Alves Cabral, o Bia, passaram, desde o impasse que culminou com dois índios mortos, em 07 de fevereiro de 2003, a morar em casas na cidade de Pesqueira e no Recife. A situação emergencial fez a Funai viver um momento atípico, já que a fundação teve que arcar com aluguéis e cestas básicas para a manutenção das famílias. Agora, o trabalho passa a ser voltado para o assentamento do grupo.

A compra das fazendas para a comunidade indígena, fato inédito no país, é um marco na história da etnia pernambucana. A assinatura das escrituras foi efetivada pelo coordenador regional da Funai Frederico Vieira Campos. Os índios estão organizando uma festa para comemorar o fim do impasse de sete anos.

Fonte: Blog da Funai

***