domingo, 29 de agosto de 2010

Ano Novo da Cabalá



Ano Novo da Cabalá


O Que É O Ano Novo Da Cabalá?

“Fala aos filhos de Israel dizendo: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, será um descanso solene para vocês, uma comemoração proclamada com toque de shofar, uma convocação santa”.

Esta é a ordem divina para a comemoração de Rosh HaShanáh, o “Ano Novo Judaico”. Ele acontece no sétimo mês no calendário hebreu é ixyz Tishrei.

Há um segredo escondido na primeira palavra do primeiro livro da Torah “Bereshit No Principio”, em hebraico ziy`xa ”BERESHIT”.


Quando permutamos as letras, trocando-as de posição encontraremos “B ALEPH TISHREI, No Primeiro de Tishrei”.



O Rosh Hashanah é conhecido como "o Ano Novo Judaico." Tradicionalmente, ele é também um tempo de juízo, quando o Criador requer conta dos nossos feitos durante o ano anterior.

Mas segundo o Qabaláh, ambos esses retratos de Rosh Hashanah são inexatos.


Qabaláh ensina que a Força que chamamos o Deus não preside um tribunal celeste, decidindo quem será desculpado e quem será punido. E o Rosh Hashanah de fato ocorre no sétimo mês do Calendário Hebraico, portanto ele não significa um Ano Novo.

De fato, a ciência pode oferecer-nos um pouco de discernimento no significado verdadeiro de Rosh Hashanah. Um princípio da física afirma que para cada ação há uma reação igual. O Rosh Hashanah é construído sobre esta fundação - a lei universal de causa e efeito.

Embora possamos não estar conscientes dele, quando nos comportamos em uma maneira desdenhosa, incivil, ou grosseira, despertamos forças negativas. Quando enganamos, roubamos, insultamos, ou prejudicamos outras pessoas, uma força de energia negativa é trazida em existência. Essas forças negativas são a causa não vista por trás de todas as coisas que "resultam" dar errado nas nossas vidas.

O Rosh Hashanah é a nossa oportunidade de confrontar a energia negativa acordada pelos atos injustos que cometemos durante o ano precedente. Neste tempo especial, o ciclo espiritual do universo é estruturado para que as conseqüências das nossas ações más desatentas, comportamento intolerante, e palavras danosas venham a tona. Essas repercussões das nossas próprias ações são colocadas diante de nós para que tenhamos a oportunidade de erradicá-las. O tribunal de Causa e Efeito está aberto.

Além disso, esta auto-confrontação não é exclusiva aos Judeus. Segundo o Zohar, a experiência de causa e efeito é compartilhada por toda a humanidade.

Posto em termos simples, Qabaláh ensina que a realidade se parece com um espelho. Investigue um espelho, de um sorriso, e a imagem retribuirá para você. Mas se executamos um ato negativo no nosso mundo, o espelho reflete energia negativa.

O Criador nunca está em juízo contra nós, e não devemos nunca apontar o Criador como a causa dos nossos infortúnios

Não é atoa que o mês em que o Rosh Hashaná acontecesse, é regido pelo signo de Libra, que é a balança.