quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estudantes da UnB realizam debate sobre limite da terra


Estudantes da UnB realizam debate sobre limite da terra

Assessoria de Comunicação Cáritas Brasileira

Estabelecer um limite à propriedade da terra no Brasil não ameaça a propriedade privada. Pelo contrário, ao impor um tamanho às propriedades rurais, o Brasil vai instituir um mecanismo claro de uso limitado de um bem comum (a terra) e determinar a justiça no campo, pois todos devem ter o direito à terra e aos demais direitos assegurados a partir do acesso a ela.

Com essa avaliação, o professor de Agricultura Familiar e Políticas Públicas da Faculdade da Universidade de Brasília de Planaltina (FUP), Sérgio Sauer, participou do debate sobre o limite da propriedade da terra realizado pelo Centro Acadêmico do curso de Ciência Política, nessa quinta-feira (5), no auditório Joaquim Nabuco, no campus Darcy Ribeiro da universidade.

Sauer resgatou a história da implantação do atual modelo agropecuário, baseado na produção monocultora em grandes extensões de terras, relacionado com as lutas camponesas de resistência, especialmente as ações e lutas pela terra a partir da promulgação da Constituição.

Com base na realidade da concentração fundiária no país, ele destacou as lutas pela reforma agrária (durante o período Constituinte) e as tentativas populares de democratizar o acesso à terra. Segundo ele, “é fundamental limitar a apropriação de um bem, a terra, que é de toda a sociedade brasileira”, disse.

Organizado pelo Movimento Estudantil Socioambiental da UnB e pelo Centro Acadêmico de Ciências Políticas da universidade, o debate intitulado “Pelo direito à terra e à soberania alimentar” contou com a participação de Adolpho Fuíca, geógrafo e presidente da Sociedade dos Amigos da Reserva e do Parque Ecológico do Guará (SAPEG).

O seminário é parte das atividades de organização do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra na UnB. Articulado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), o Plebiscito irá consultar a população brasileira sobre o tema entre 1º e 7 de setembro. Na UnB, contudo, a consulta vai ocorrer entre os dias 17 e 19 de agosto, na entrada norte do ICC (Ceubinho) e em outros locais alternados.

Leia mais notícias relacionadas no site da Campanha Nacional pelo Limite da Terra, www.limitedaterra.org.br.