sábado, 21 de agosto de 2010

Tendência à Distração


Tendência à Distração


Por Elisha Greenbaum


Você já parou para olhar a semana que passou e se perguntou para onde ela foi? É tarde da sexta-feira; você está absolutamente exausto mas não mais realizado do que estava na segunda pela manhã. Você não conseguiu fazer o suficiente e enfrenta a empolgante perspectiva de fazer tudo de novo na próxima semana.

Pior que ignorar as oportunidades financeiras é o triste fato de que não nos desenvolvemos espiritualmente como judeus. Não estou mais espiritual, não estou mais dedicado, e talvez ainda mais cínico do que na semana passada. O que tenho feito para D'us ultimamente, e se não fiz, por que não?

O que saiu errado? Eu tinha expectativas tão elevadas sobre a semana à frente, mas fiquei tolhido por tarefas intermináveis e coisas irrelevantes. Não foi por falta de vontade, mas falta de foco. Há muitas distrações competindo pelo nosso tempo e, infelizmente, sacrificamos aquilo que tem propósito pelo prazer, e procrastinamos nossas semanas para frente.

Eu sabia que deveria ter ignorado o telefone, a internet, a TV, sonhar acordado, filmes, jornais, e-mails, romances e sudoku, mas o charme disso tudo foi tentador demais e me puxou para o seu vórtice. Por mais que eu quisesse, não pude deixar de ser sugado para a areia movediça fluindo pela ampulheta de minha vida.

Pessoas bem-sucedidas na vida têm autodisciplina; a capacidade de priorizar e estabelecer metas. Elas sabem como planejar o trabalho e trabalham para planejar, porém muitos de nós entramos em conflito. Pessoas espirituais estabelecem D'us como seu astro principal e a luz que as guia, porém muitos outros desperdiçam a alma em atividades inúteis e oportunidades perdidas.

Eu gostaria de ter achado alguma maneira de me forçar a permanecer em mensagem. Se pelo menos eu pudesse ser trancado numa cela sem distrações e sem desculpas, você pode imaginar o quanto eu teria realizado?

Rabi Shimon bar Yochai, autor do clássico cabalístico Zohar, cujo yahrtzeit comemoramos em lag Baomer, teve exatamente esta chance. Fugindo dos romanos, ele e seu filho foram forçados a se esconder numa caverna durante 13 anos. Eles não iam a lugar algum, não viam ninguém, porém aquela foi a época mais preciosa da vida deles. Uma fonte de água e uma alfarrobeira apareceram milagrosamente para supri-los com água e alimento e, sem distrações, sem incômodos, sem complicações e sem desculpas eles passaram o tempo imersos no estudo.

Quando o nível da ameaça diminuiu um pouco eles deixaram a caverna, mas que impacto o tempo que passaram ali dentro causou na história! Rabi Shimon entrou como seguidor e saiu como líder. Possivelmente o judeu mais influente daquele período, sua opinião é citada praticamente em todo capítulo do Talmud. A revolução no misticismo que ele engendrou mudou a face do Judaísmo, e até hoje modela e colore nossa maneira de pensar, sentir e interagir uns com os outros e com D'us.

Um Tempo para Crescer
Vivemos num clima maravilhoso de liberdade e numa época de oportunidade. Os soldados não estão de guarda e nenhum perigo ameaça nossas vidas. Ostensivamente somos livres, porém na realidade estamos sob constante ataque. As distrações acima descritas são todas ferramentas no arsenal de nossa má inclinação; tentando nos impedir de nos conectarmos com D'us e viver em Seu estilo de vida.

Quando ameaçados pela negatividade, preguiça e confusão, é uma boa ideia escapar para uma caverna. Deixe de lado um bloco sólido de tempo e não faça absolutamente nada exceto o trabalho que tem em mãos. Desligue o celular, ipad ou o que seja que lhe mantem conectado o tempo todo; coloque um cartaz de “Não Perturbe” e comece a trabalhar. Estude Torá com foco e determinação, e ficará chocado ao ver o quanto consegue realizar.

Seus filhos e alunos aprenderão com você e crescerão junto com você. Eles também vão se desenvolver, realizar e se tornarão notáveis.

Preocupado com aquilo que está perdendo? Não tem certeza se pode se dar ao luxo de passar tempo estudando? D'us promete que proverá você com todas as suas necessidades. As necessidades surgirão milagrosamente, deixando você livre para se concentrar.

Seja o que for que você precise, tudo aquilo que deseja será provido, enquanto você se tranca na caverna dourada da oportunidade e se transforma num líder.