sábado, 14 de agosto de 2010

A Estrela de Davi


A Estrela de Davi



A estrela de seis pontas (hexagrama), feita de dois triângulos entrelaçados, pode ser encontrada em mezuzot, menorot, estojos de talit e kipot. As ambulâncias em Israel levam o símbolo da “Estrela Vermellha de David”. e a bandeira de Israel tem uma Estrela de David azul plantada bem no meio.

Qual é a origem desse símbolo de seis pontas?

As seis pontas simbolizam o governo de D'us sobre o universo em todas as seis direções.

No decorrer da longa e difícil história do povo judeu, chegamos à percepção de que nossa única esperança é colocar nossa confiança em D'us. As seis pontas da Estrela de David simbolizam o governo de D'us sobre o universo em todas as seis direções: norte, sul, leste, oeste, para cima e para baixo.

Originalmente, o nome Magen David – literalmente “Escudo de David” – poeticamente refere-se a D'us. Reconhece que nosso herói militar, o Rei David, não venceu pela própria força, mas pelo apoio do Todo Poderoso. Isso também é mencionado na terceira bênção após a leitura da Haftará no Shabat: “Bendito sejas, D'us, Escudo de David.”

Existem várias outras explicações sobre o significado por trás da Estrela de David. Uma ideia é que uma estrela de seis pontas recebe forma e substância de seu centro sólido. Este âmago representa a dimensão espiritual, rodeada pelas seis direções universais. (uma ideia semelhante se aplica ao Shabat – o sétimo dia, que dá equilíbrio e perspectiva aos seis dias da semana).

Na Cabalá, os dois triângulos representam as dicotomias inerentes ao homem: bem vs. mal, espiritual vs. físico, etc. Os dois triângulos também podem representar o relacionamento recíproco entre o povo judeu e D'us. O triângulo apontando “para cima” simboliza nossas boas ações que sobem ao céu, e então ativam um fluxo de bondade de volta ao mundo, simbolizado pelo triângulo apontando para baixo.

Alguns dizem que a Estrela de David é uma figura complicada entrelaçada que não tem seis (hexograma), mas sim 12 lados (dodecagrama).

Pode-se considerá-la como composta de dois triângulos sobrepostos ou sendo de seis triângulos menores emergindo de um hexograma central. Como o povo judeu, a estrela tem doze lados, representando as doze tribos de Israel.

A teoria mais prática é que durante a Rebelião Bar Kochba (primeiro século), uma nova tecnologia foi desenvolvida para escudos, usando a estabilidade inerente do triângulo. Por trás do escudo havia dois triângulos entrelaçados, formando um desenho hexagonal de pontos de apoio. (Buckminster Fuller mostrou como projetos fortes baseados em triângulos têm seus geodésicos).

A Estrela de David foi um triste símbolo do Holocausto, quando os nazistas forçaram os judeus a usarem uma estrela amarela como identificacão. Na verdade, os judeus foram forçados a usar crachás especiais durante a Idade Media, tanto pelas autoridades muçulmanas quanto pelas autoridades cristãs, e até mesmo em Israel durante o Império Otomano.

Portanto, não importa se é uma estrela azul ondulando orgulhosamente numa bandeira, ou uma estrela de ouro adornando a entrada de uma sinagoga, a Estrela de David se destaca como um lembrete para o povo judeu… Em D'us nós confiamos.


************************


Sobre o uso da Magen David como símbolo.

Apresento aqui alguns motivos provando que não há pecado nenhum em usar a Magen David como símbolo, desde que não a idolatremos ou a usemos como amuleto:

Porque assim como a estrela da manhã (Apocalipse 22:16) anuncia um novo dia, assim também a Magen David anuncia a Era Messiânica, a Rainha Shabat ou a noiva, a qual é composta de redimidos dentre judeus e gentios, os quais viajam a bordo da grande caravela da salvação em Yeshua, para reinar com Ele sobre todas as nações no Reino do Mashiach, o Ungido pelo Eterno.

Os seis bicos da Magen David apontam para o sétimo bico, o qual simboliza o DIA SÉTIMO e o ANO SABÁTICO ou a Era Messiânica ou ainda o Shabat Gadol, o Grande Shabat prenunciado por todos os Shabatot observados através dos séculos por Israel, o povo do Eterno.

Portanto usar a Magen David como símbolo é uma coisa e usá-la como amuleto é outra. Nós não temos a Magen David como um pé de coelho. A bandeira brasileira é o símbolo do Brasil e nós não a usamos como pé de coelho. Assim também fazemos com outros símbolos; as alianças como símbolo de um compromisso entre um casal de noivos por exemplo. Não existe mal algum em usarmos símbolos, mas se usarmos com dúvida, então será melhor não usarmos.

Não devemos usar símbolos que representem coisas ruins, tais como: Figuras que representam Satanás ou coisas relacionadas com o seu reino de trevas, mas não a Magen David, cuja origem se encontra na história judaica e cujo significado do nome é escudo de David.

Certa vez li uma postagem de uma lenda que dizia que a teia de aranha que salvou a vida do rei David, quando ele estava numa caverna, pois quando ele entrou na caverna D'us enviou uma aranha para fazer uma teia, cujos fios desenhavam uma estrela de seis pontas, a qual fechou a entrada da caverna, e quando um soldado do rei Shaul tentou entrar na caverna para achar David, foi impedido pelo próprio rei Shaul, que disse ao soldado que se David tivesse entrado na caverna, a teia não estaria mais alí. Daí o nome Magen David., isto é, Escudo de David.

Não devemos idolatrar a Magen David ou qualquer outro símbolo judaico.

Nas instruções do Eterno para a construção do Mishkan, Tabernáculo, podemos notar que Ele ordenou que Moshe, Moisés fizesse figura (imagem) de frutas na Menorah e dos dois querubins do Santíssimo Lugar. Uma coisa é servir-nos de figuras e símbolos com fins educativos, como os livros infantis por exemplo, e outra coisa é adorar essas figuras (imagens). Nossos filhos estudam, por certo eles têm livros repletos de figuras. Se pegarmos ao pé da letra o texto de Êxodo 20, então nós estaríamos pecando contra o Eterno, por comprar tais livros para nossos filhos.

É evidente que faria mais sentido se a Magen David tivesse sete bicos, pois assim estaria em consonância com a menorah, a qual tem sete hastes e a central simboliza Yeshua. Mas o que ocorre agora é exatamente porque a Magen fala de Israel sem o Mashiach, pois somente quando a casa de Israel se completar em Yeshua é que estará apta para o cumprimento de uma outra profecia, a qual diz:

כִּי מִצִּיּוֹן תֵּצֵא תוֹרָה, וּדְבַר-יְהוָה מִירוּשָׁלִָם.

"Kiy Mitzion tetze Torah udvar haShem miYerushalaim. Pois de Sião sairá a Lei e a Palavra do Eterno de Jerusalém." (Miqueias 4:2).

Certa vez eu meditava sobre o fato da Magen David ter apenas seis bicos, até que vendo um filme americano, pude constatar no peito do xerife de uma cidade americana, uma estrela com exatamente SETE BICOS, então o Eterno me fez saber o mistério sobre a Magen David, a qual é um ato profético do Eterno, querendo Ele dizer ao seu povo e para todas as nações, que para o ser humano ser completo nele, só é possível quando passa pelo processo de redenção, através do Cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo, a saber Yeshua ha Mashiach. Ora, uma semana só se completa no SÉTIMO DIA, como na criação do mundo.

Por isso a Magen David tem apenas seis bicos, para que não apenas Israel, mas todas as nações saibam que só serão completos diante do Eterno aqueles que reconhecerem Yeshua como o Mashiach profetizado no Tanach e crerem nele para salvação de suas almas (vidas).

Mas nem por isso devemos julgar a Israel por usar a Magen David, pois ela fala de um processo ou de um tempo pelo qual não apenas os judeus, mas também os gentios passam, até que sejam completos no Mashiach. E isso só se dará na sua totalidade no reino de Yeshua ou na era messiânica. Mas para nós que já temos Yeshua essa era ou descanso eterno de nossas almas já é um fato. Uma semana só é completa quando tem sete dias, e o SÉTIMO DIA é o Shabat (descanso), assim também o ser humano só será completo nesse processo de redenção quando alcançar o descanso em Yeshua.

Ainda sobre a Magen David desejo dizer que ela é um sinal ou símbolo do próprio Mashiach Yeshua, o qual teve seu aparecimento (nascimento) profetizado pelo profeta Balaão dizendo: "Uma estrela procederá de Jacó..." (Números 24:17). Os magos que vieram do oriente para adorar o Mashiach que nasceu em Belém disseram que viram a sua ESTRELA no oriente... (Mateus 2:1,2,9,10). O próprio Yeshua disse, numa linguagem simbólica ser Ele mesmo a ESTRELA DA MANHÃ. (Apocalipse 22:16). E uma promessa Yeshua fez para os que vencerem: "...dar-lhe-ei a ESTRELA DA MANHÃ." (Apocalipse 2:28).

A Magen David, dentre outras coisas que ela representa, fala também do período em que Israel será restaurado espiritualmente, ou seja, após o Cordeiro Yeshua ter aberto o sexto selo (simbolizado pelos seis bicos da Magen David) do livro selado com sete selos, os quais como também já disse simbolizam os sete anos da última semana de anos da profecia de Daniel 9:27.

Então o Eterno fará cumprir-se uma outra profecia, a qual até agora só se cumpriu parcialmente, trata-se da profecia de Joel 2:28-32, sobre o derramamento do Ruach HaCódesh sobre toda a carne, isto é, sobre judeus e gentios, pois até agora tem se cumprido mais no meio dos gentios, mas conforme consta de Apocalipse 6:12-17 e 7:1-8, se cumprirá também na vida dos judeus que reconhecerão a Yeshua como o Mashiach no tempo da angustia de Jacó, na grande tribulação predita por Daniel 9:27 e 12:11 e por Yeshua em Mateus 24:15-22. E logo após tudo isso, o sétimo selo é aberto, o qual simboliza a MAGEN DAVID já completa com seus sete bicos.

O rei David nos diz em Tehilim, Salmos:

ואתה יהוה מגן בעדי כבודי ומרים ראשי׃

"Veatá Adonay magen baadiy kevodiy umeriym roshiy".

"E tu ó Senhor escudo és para mim, minha glória e o que levanta minha cabeça." Tehilim 3:4, Salmos 3:3.

O escudo de David sempre foi o Eterno, mas a Megen David simboliza verdades proféticas do próprio Eterno com relação a sua obra de redenção em Yeshua ha Mashiach não apenas de Israel, mas como também de todas as nações e de toda a criação.

Se podemos usar a Menorah para simbolizar a luz do Eterno no Mashiach e em nós, então também poderemos usar a árvore da vide, a videira, para simbolizar Yeshua e seus redimidos (Jo. 15:1-6); logo, também podemos usar uma estrela, a Magen David, para simbolizar Yeshua como nosso escudo, como Ele também foi para David.

Veja Tehilim 110:1,4, onde David identifica o Mashiach como sendo seu Senhor e como o Kohen Leolam, o Sacerdote Eterno, e no Tehilim 3:4, Salmo 3:3, ele diz que o Eterno é seu escudo.

Ora, sabemos que o Eterno sempre foi e sempre será o nosso escudo em Yeshua, porque se Yeshua não fosse oferecido como o cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo, jamais poderíamos ter o Eterno como nosso escudo. Porque está escrito que sem derramamento de sangue não pode haver expiação de pecados. (Lv. 17:11, Mt. 26:28).

Portanto, a Magen David representa a redenção estabelecida pelo Eterno em Yeshua. O Eterno é nosso escudo em Yeshua, porque Ele deu seu Único Filho para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna nele, em Yeshua, na estrela da manhã (Ap. 22:16) ou ainda na redenção em Yeshua, simbolizada pela Magen David, o escudo de David dado pelo Eterno.

Símbolos e figuras do Eterno e do Mashiach:

- O Eterno é um SOL e ESCUDO - Sl. 84:11.
- O Eterno é uma ROCHA - Sl. 92:15, 144:1, etc.
- Yeshua é o CORDEIRO - Is. 53:7; Jo. 1:29; At. 8:32 e Ap. 5:6.
- Yeshua é a ESTRELA DA MANHÃ (Magen David) - Nm. 24:17 e Mt. 2:2,9,10 e Ap. 22:16.
- Yeshua é o PÃO DA VIDA - Jo.6:35,48.
- Yeshua é a PORTA - Jo. 10:7,9.
- Yeshua é a RAÍZ E A ÁRVORE (videira)- Jo. 15:1-6 e Ap. 22:16.
- Yeshua é o LEÃO da tribo de judá - Ap. 5:5.
- Yeshua é a PEDRA REJEITADA e de ESQUINA - Sl. 118:22; 144:12; Is. 28:16; Dn. 2:34,35; Mt. 21:42 e I Pe. 2:7.

Mediante tudo isso, por que usar apenas a Menorah como símbolo e não todas essas coisas acima mencionadas?

Desejo informar que as estrelas, tanto servem para simbolizar o Eterno, nosso D'us, como a Yeshua e também a todos os que são justificados diante do Eterno por Yeshua, o nosso Redentor. Deixemos que as próprias Escrituras falem por si só:

O sol, o qual é uma ETRELA de quinta grandeza, como símbolo do Eterno e também daqueles que amam a Ele. - (Sl. 84:11; Jz 5:31).



A estrela como sendo um símbolo de Yeshua ha Mashiach. - (Nm. 24:17; Mt. 2:2; Ap. 22;16).

As estrelas como os homens justos. - (Dn. 12:3).

Sabemos que o sol é uma estrela também, portanto tanto o sol como as estrelas simbolicamente representam todos aqueles que têm a LUZ do Eterno em suas vidas. E o próprio Yeshua disse: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo. 8:12); Yeshua também disse que nós somos a luz do mundo. (Mt. 5:14). E João, o apóstolo disse: "D'us é luz, e não há nele trevas nenhuma." (I Jo. 1:5).

Que as luzes da chanukiá brilhem!

Brilhem anunciando a verdadeira luz do Eterno, a qual esta em Yeshua. E por isso mesmo Yeshua disse ser a luz do mundo, e que veio ao mundo para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna... (Jo. 3:16-21). O espaço aqui não dá, leiam então até o verso vinte e um.

Na realidade tanto a luz cósmica que o Eterno criou com a palavra que saiu da sua boca (Bereshit, Gênesis 1:3), bem como o sol e as estrelas foram criados também com a finalidade de servirem como símbolos da verdadeira LUZ, a qual é o próprio Eterno e que sempre existiu na eternidade, no princípio, luz essa que veio a este mundo através de Yeshua, a luz do mundo, pois nele, em Yeshua habita toda a plenitude da Divindade. (Col. 1:19; 2:9).

Portanto, tudo que tem luz, simbolicamente representa D'us e o seu reino bendito. E em tudo que há trevas, representa Satanás e o seu reino maldito.

Há um site dizendo que a magen pertence a maçonaria, mas isso só prova uma coisa, que Satanás sempre usa as coisas de D'us para confundir o ser humano. Você sabia que foi o próprio D'us quem matou o primeiro animal, e foi para que o couro do mesmo vestisse a nudez de Adão e Eva? Pois bem, até hoje Satanás pede aos seus seguidores que sacrifiquem animais, isso é uma maneira de querer estar no lugar do Criador, o qual matou o primeiro animal, prefigurando a morte do Cordeiro de D'us (Yeshua) que tira o pecado do mundo, vestindo o ser humano com a justiça do seu amado filho Yeshua. Satanás usa até a Bíblia, que abuso! Ele usou o Salmo 91 para tentar a Yeshua. Não é de se admirar que ele use também a Magen David, a qual já existia muito antes de haver a maçonaria, concorda? Infelizmente alguém menos entendido em determinado assunto é enganado pelo inimigo de nossas almas, pela confusão (Babilônia) que ele cria no mundo.

Sinceramente não vejo nenhum problema em representar uma estrela usando a forma geométrica com cinco, seis ou sete bicos, pois o Eterno em lugar nenhum das Escrituras faz tal proibição. Ao contrário disso D'us ordenou a Moshe, Moisés para fazer o Mishkan, Tabernáculo (de forma retangular) usando medidas de precisão, para fazer várias coisas com variadas formas, tais como: O Átrio, o Santo Lugar, o Santíssimo Lugar, a Mesa da Proposição, o Candelabro com sete pontas, etc.

Certa fez me mandaram um mail contendo um "file" feito por um cientista japonês, onde ele prova através dos cristais de água o efeito do som nas moléculas dos mesmos.

Ele mostra a formação de várias figuras geométricas, inclusive da Magen David, Estrela de David pelas moléculas de água que foram expostas aos seguintes sons: De palavras de amor, das pastoras de Bethoven, etc. Mas também mostra algumas imagens totalmente disformes formadas pelas moléculas de água de um rio poluído... E também das moléculas de água que foram expostas ao som da voz de Adolph Hitler, de ameaça de morte, etc...
. O formato dos cristais obedece a um padrão.

A maioria dos cristais de água exposta a alguma boa influência, seja de som, carinho, amor, etc. tem o formato de seis pontas, similar a Magen David, confiram em "Imagens" na barra lateral do blog.
Por que seria isso?

Creio que seja porque D'us está chamando a atenção do ser humano para o centro do universo, ou seja, para o local mais sagrado, mais perfeito, mais justo, mais sublime, etc. etc..., onde esse mesmo ser humano pode conseguir a união perfeita e completa com o seu Criador. Esse local é chamado de Santíssimo Lugar, o qual era simbolizado por uma dependência do Mishkan (Tabernáculo) e posteriormente Beit ha Mikdash (Templo), local de culto a D'us pelos israelitas.
E vejam também o que falo sobre a Magen David e sua relação com o Santíssimo Lugar:

"A cruz tem seis faces: frente, costas, lado direito, lado esquerdo, altura e profundidade. E a estrela de Davi na bandeira de Israel tem seis pontas, em outras palavras, elas apontam para o formato de “Um Cubo do Tamanho do Infinito”, expressão usada na CONCLUSÃO do tópico denominado "A Redenção Profetizada no Sêder de Pêssach" do link citado. E faz lembrar das medidas da Nova Jerusalém, cidade dos redimidos na Glória (Ap. 21:16) e também do Santíssimo Lugar, o mais sagrado ambiente ou recinto do Tabernáculo, e posteriormente, também do Templo de Salomão, onde a glória de D'us descia." (Ex. 40:34; II Cron. 7:2).

Além disso existe uma criatura marinha no formato de uma estrela de cinco pontas, a qual é muito conhecida por todos como "estrela do mar", isso mostra que D'us em sua criação também usou de geometria.

Portanto é errado dizer que não devemos representar o brilho de uma estrela usando as pontas de uma figura geométrica.

Conta-se que a letra DÁLET do alfabeto hebraico, no tempo do rei David era em formato triangular...

Quem estuda hebraico sabe que na evolução da escrita os alfabetos de várias línguas foram formados a partir dos hieróglifos. A letra ÁLEF (primeira do alfabeto hebraico) por exemplo, foi criada a partir do hieróglifo representado pela cabeça de um boi.

E a letra grega DELTA que tem formato triangular, a qual é representada pela nossa letra D, e em hebraico pela letra DÁLET foi usada para formar a Magen David, pois dois DÁLETS ou DELTAS formam o prefixo e o sufixo do nome do rei DAVID.

Sendo assim essas duas letras em formato triangular sobrepostas formam a Magen David ou o Escudo de David.
Dizem ainda que o escudo usado pelas tropas do exército de Israel, no tempo do rei David tinha a Magem David desenhada nele.

Se não podemos desenhar uma figura geométrica, para representar os raios que procedem da luz de uma estrela, então também não podemos desenhar as seguintes figuras representativas: Do tabernáculo, da menorah, da mesa da proposição, das tábuas da lei, da arca da aliança com os keruviym (querubim), de um leão para representar a tribo de judá, etc... E nem podemos também desenhar nenhum astro celeste, mesmo sendo em caráter educacional. Não podemos sequer comprar um livro que contenha figuras de espécie alguma, nem mesmo um atlas geográfico.

O grande problema não consiste no desenho da Magen David, porque Satan sempre usou das coisas de D'us com a finalidade de confundir o povo... Pois o judeu Shaul, Paulo diz que Satan se transforma até em anjo de luz, para se possível enganar até mesmo os próprios eleitos de D'us. Sabemos que o inimigo de D'us usa até mesmo as Escrituras para enganar o ser humano, veja por exemplo o Evangelho Segundo Allan Kardec.

No tabernáculo os sacerdotes queimavam incenso por ordem do Eterno... Hoje, porém são os macumbeiros que fazem isso... Então o incenso que era tido como santo, agora passou a ser impuro, simplesmente porque Satan esta usando-o indevidamente. Porque essa é a intenção dele, isto é, contaminar tudo que é consagrado ao Eterno.

Portanto, o inimigo usa indevidamente o desenho da Magen David, o qual não lhe pertence.

No dia 07/junho/1967 (28/Iyyar/5727) a parte oriental da cidade de Jerusalém foi finalmente tomada pelos israelenses... E por que não dizer pelos israelitas? Porque os descendentes de Israel, após a destruição de Jerusalém pelos romanos no ano 70 d.e.c. ficaram dispersos mais de 1900 anos. E durante todo esse tempo eles sonharam com esse grande dia.

Dia esse em que se cumpriu uma grande profecia de Yeshua, vejam o que ele disse sobre Yerushalaim:

»LUCAS [21]
20 Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação...
24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.

Nesses versos acima ele profetizou sobre a destruição de Jerusalém pelos romanos, ocorrido em 70 d.e.c. e também sobre o fim do domínio gentílico de Jerusalém, o qual se deu exatamente em 07/junho/1967 ou em 28/Iyyar/5727.
****************