terça-feira, 27 de setembro de 2011

Caminhada relembra massacre dos índios Tupinambá

Índios Tupinambá relembram data histórica

Foi realizada às 8 horas deste domingo (25) pela comunidade indígena Tupinambá de Olivença em Ilhéus, a décima segunda Caminhada em Memória aos Mártires do Massacre do Rio Cururupe. O evento contou com a participação de mais de mil índios e foi iniciado com a apresentação de uma dança tradicional (Porancyn), na praça Cláudio Magalhães, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Escada.

Em seguida, a comunidade indígena caminhou até a praia do Cururupe – num percurso de oito quilômetros –, relembrando a Batalha dos Nadadores (1559), que resultou no maior massacre indígena da história das américas. No episódio, os índios foram cercados pelos homens do então governador-geral do Brasil, Mem de Sá. Massacrados e acuados na praia, a maior parte afogada nas ondas fortes. Os corpos foram estendidos um após o outro, somando seis léguas de índios mortos.

Para o coordenador da Ação Tupinambá, Cláudio Magalhães, a caminhada é um momento importante para celebrar, pois ainda este ano será entregue a primeira parte do relatório da Funai, que é a contestação da demarcação das terras indígenas Tupinambá de Olivença. ”Estamos aqui celebrando e reivindicando, que nossos direitos sejam respeitados” frisou Magalhães.

A caminhada relembra também o grande líder conhecido como Caboclo Marcelino, considerado na época um comunista pelos coronéis do cacau, que lutou para defender o povo Tupinambá na década de 30 contra a ganância dos que se achavam donos das terras indígenas, que ficou conhecido pelos anciões da comunidade como: A revolta do Caboclo Marcelino.

http://www.ciadanoticia.com.br/v1/tag/massacre-dos-indios-tupinambas/