sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Índios Wassú Cocal esperam demarcação de terras no ‘Sítio Canto’


Redação, com Tudo na Hora

Depois de 15 dias acompanhando o trabalho de técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai), que trabalharam no Sítio Canto, em Joaquim Gomes, os índios da tribo Wassu Cocal agurdam com ansiedade a demarcação de suas terras. A expectativa é de que o perímetro de suas terras passe das atuais 2.719 hectares para cerca de 13 mil, onde devem permanecer mais de 900 famílias.

Os integrantes da Wassu Cocal esperam, agora, que os técnicos da Funai entreguem o relatório produzido em Alagoas ao Ministério da Justiça. Caso seja aprovada, a demarcação será efetivada depois que a presidente Dilma Roussef (PT) decidir sobre o pleitos dos indígenas.

De acordo com o cacique Geová José Honório, o clima na tribo ficou tenso durante o início dos trabalhos, mas os ânimos já foram acalmados. “Temíamos o trabalho da demarcação porque já perdemos grande parte da nossa terra e ficamos com uma pequena fatia para trabalhar. Os técnicos da Funai verificaram que o número de famílias que irão ficar no novo território aumentou, mas, pelo menos, nossas terras serão efetivas com a demarcação”, pontuou.

Ainda de acordo com o cacique da Wassu Cocal, atualmente 532 famílias residem em 2.719 hectares, mas com a demarcação serão 900 famílias para ocupar mais de 13 mil hectares. “Isso representa um ganho muito grande para gente e esperamos que as autoridades de Brasília assegurem nossos direitos”, pontuou Geová José Honório.

http://jg40graus.com/v2/2011/09/22/indios-wassu-cocal-esperam-demarcacao-de-terras-no-sitio-canto/