segunda-feira, 29 de agosto de 2011

  • Abertas inscrições para o vestibular dos povos indígenas

  • Agência Estadual de Notícias

Estão abertas as inscrições para o XI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, que será realizado em dezembro, com vagas em sete universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de setembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, nas instituições de ensino superior envolvidas no concurso, cujos endereços estão no endereço eletrônico da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Além da Universidade Estadual de Ponta Grossa – responsável pela realização do concurso –, participam do vestibular as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste), Estadual do Paraná (Unespar) e do Norte do Paraná (Uenp) e a UFPR.

Cada universidade estadual oferece seis vagas em cursos de graduação para índios integrantes das sociedades indígenas no Paraná. A UFPR oferta 10 vagas, para cursos de graduação e pós-médio, com alcance sobre as comunidades indígenas do território brasileiro.

Inscrições

Se preferir, o candidato poderá enviar a ficha de inscrição, questionário socioeducacional e documentos exigidos diretamente à UEPG, através dos Correios, com AR (aviso de recebimento).

No ato da inscrição os candidatos deverão comprovar que não possuem curso superior e que pertencem a comunidades indígenas do Paraná (no caso das universidades estaduais) ou do território brasileiro (no caso da Federal). Também no momento da inscrição, o interessado indica a universidade em que pretende concorrer à vaga em primeira opção. Apenas no caso das instituições estaduais, abre-se a oportunidade da indicação de outras universidades, como segunda e terceira opções. A relação dos cursos ofertados pelas instituições envolvidas no processo consta do Manual do Candidato.

Para indígenas que optarem pelas instituições estaduais, exige-se a apresentação de fotocópia da cédula de identidade e carta de recomendação assinada pelo cacique da comunidade a qual pertence. No caso da opção pela Universidade Federal do Paraná, o candidato terá que apresentar a carteira de identidade, mais carta de recomendação assinada pelo cacique e/ou representante da Funai, constando a etnia a qual pertence o candidato. Indígenas residentes em áreas urbanas devem apresentar carta de recomendação assinada por representante da Funai.

As inscrições podem ser feitas por terceiros, desde que munidos de procuração. Todas serão apreciadas pela comissão indígena, que publicará edital em 27 de outubro, com a relação das inscrições homologadas e das não homologadas.

Os candidatos deverão concluir até a data da matrícula os estudos relativos ao ensino médio ou equivalente;

Provas

O Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná é feito a cada ano por uma das instituições que integram a Comissão Universidade para os Índios. Neste ano, através da Comissão Permanente de Seleção, a UEPG promove o concurso, com provas marcadas para os dias 14 e 15 de dezembro, no Campus Universitário de Uvaranas, em Ponta Grossa.

A seleção consistirá de uma prova oral na língua portuguesa e prova escrita que inclui redação, em língua portuguesa, e 40 questões objetivas nas disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol) ou língua indígena (Guarani e Kaigang), biologia, física, geografia, história, matemática e química. A opção de língua estrangeira ou língua indígena deverá ser feita no ato da inscrição.

A classificação dos candidatos será feita de acordo com a opção de instituição escolhida. A relação de aprovados será publicada até 10 de janeiro, na sede das universidades envolvidas e pelo endereço eletrônico da UEPG.

http://londrina.odiario.com/parana/noticia/479497/abertas-inscricoes-para-o-vestibular-dos-povos-indigenas/