quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Zona sul de SP fica em estado de alerta por causa do frio

A Defesa Civil decretou estado de alerta na zona sul da cidade de São Paulo às 11h10 desta quarta-feira, quando os termômetros marcavam menos de 10ºC. Já o restante da cidade, estava em estado de atenção, e as temperaturas estavam entre os 11ºC e os 13ºC.


A previsão para as próximas horas é de que as temperaturas caiam ainda mais e todo o município fique em estado de alerta.


Com o decreto, agentes da assistência social, da Guarda Civil, da saúde e outros profissionais da prefeitura encaminham e oferecem acolhimento às pessoas em situação de risco --especialmente moradores de rua. Os chamados para remoção de moradores de rua podem ser feitos para os números 199, 156 e 153.


A Defesa Civil recebe a previsão meteorológica do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e, de acordo com a temperatura, decreta os estados de criticidade -- em uma escala que passa por observação, atenção e alerta.


A queda das temperaturas aconteceu de forma abrupta já na terça-feira (30), quando os termômetros mudaram dos 32,7ºC, registrado por volta das 13h, no mirante de Santana (zona norte), para 17ºC, às 20h, no mesmo local.


Ainda de acordo com o CGE, os 32,7ºC registrados ontem corresponderam a temperatura mais elevada, no período da tarde, neste inverno. Também ontem, foi registrada a madrugada mais quente do inverno, com 20,1ºC.


A umidade relativa do ar também esteve baixa nos últimos dias. A frente fria que provocou a mudança no tempo, no entanto, ele vou a umidade relativa do ar e causou chuvas fortes em São Paulo.


De acordo com Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura deve cair ainda mais nos próximos dias, com mínimas que podem chegar a 7ºC nas madrugadas de quinta e de sexta-feira.


http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=13483