domingo, 21 de agosto de 2011

Como fazer horta em casa

como fazer horta

Ter uma horta em casa traz muitos benefícios, a começar pela economia nos gastos mensais, pois você poderá cultivar em casa a quantidade necessária de vários tipos de verduras e legumes, além de temperos e ervas medicinais essenciais para o preparo das suas refeições diárias. Para isso, será necessário reservar um espaço na sua casa, no quintal ou no jardim, preparar o terreno e começar a plantar. Veja a seguir algumas dicas importantes de como fazer uma horta caseira.

O principal fator que irá determinar o bom desenvolvimento das plantas e a boa produção da sua horta é o tipo de solo em que as mesmas serão cultivadas. Por isso, o ideal é escolher um terreno iluminado pelo sol durante todo o dia, podendo ser plano ou levemente inclinado e afastado no mínimo 5 metros de privadas, chiqueiros ou esgotos. Antes de começar o plantio, a área reservada para tal fim deverá ser limpa e capinada, o material retirado poderá ser guardado para ser utilizado como adubo posteriormente. O próximo passo será cavar o terreno na profundidade de 20 centímetros e com a ajuda de uma enxada, deixar o terreno bem fofo.

Se o solo estiver muito seco e desgastado, você poderá misturá-lo a um adubo orgânico para melhorar a qualidade e ajudar no crescimento da planta. Geralmente, o terreno é dividido em canteiros, com espaços entre eles para que a água da chuva possa passar sem provocar a erosão do solo. Essa divisão poderá ser feita com o auxílio de algumas ferramentas, como: colher, ancinho, enxadinha, regador, mangueira e enxada.

Outra forma bastante econômica, ideal para quem não disponibiliza de muito espaço é aproveitar fundos de garrafa pet, potes de margarina, balde furado e outros materiais que possam servir para o plantio das sementes. Nesse caso, você deverá utilizar recipientes proporcionais ao tamanho da planta para evitar mudá-la na medida em que for crescendo.

Para finalizar, escolha as sementes das plantas que você deseja cultivar na sua horta e plante-as no local preparado. Lembre-se de regá-las diariamente e retirar as folhas secas. Montar uma horta em casa é bom para a saúde e o bem-estar da família, que estará ingerindo alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.

http://resumododia.com/como-fazer-horta-em-casa.html