domingo, 21 de agosto de 2011

Ervas naturais para cultivar em casa

Graças ao avanço da medicina experimental e descoberta dos benefícios à saúde trazidos por produtos naturais, hoje já é possível ter uma verdadeira farmácia repleta de ervas medicinais para tratar ou evitar o aparecimento de diversos tipos de doenças. A seguir você conhecerá algumas das ervas mais utilizadas no dia-a-dia e que podem ser cultivadas em casa, quais são as suas indicações e como as mesmas podem ser preparadas para o consumo.

Quando utilizadas da forma correta, as ervas naturais ajudam até a tratar doenças que não melhoram mesmo com tratamento medicamentoso, mas antes de fazer uso de qualquer uma das ervas que serão mostradas, converse o seu médico para que o mesmo avalie a indicação.

Ervas naturais para cultivar em casa

Ervas naturais para cultivar em casa

Erva-cidreira

Indicações: Alivia a sensação de queimação comum na azia, dando proteção extra à mucosa do estômago.

Modo de preparo: Colocar ½ colher (chá) de folhas de erva-cidreira fresca em 1 xícara (chá) de água fervente, em seguida, abafe por 5 a 10 minutos e coe. O ideal é que se tome uma xícara do chá duas vezes ao dia.

Gengibre

Indicações: Possui em sua composição compostos fenólicos, como os gingeróis e os shogaois, que agem diretamente no trato digestivo, normalizando as contrações que causam o refluxo, além de aliviar náuseas.

Modo de Preparo: Cozinhe o caule do gengibre por 10 minutos em 1 xícara (chá) de água, em seguida abafe e coe. Tome uma xícara de chá três vezes ao dia para alcançar os resultados esperados.

Pata-de-vaca

Indicações: Altamente indicada para pacientes que possuem Diabetes, uma vez que graças aos flavonóides e aos polissacarídeos, a erva tem efeitos semelhantes à insulina, sem favorecer a hipoglicemia.

Modo de Preparo: Coloque ½ colher (chá) de folhas em 1 xícara (chá) com água fervente, abafe por 5 a 10 minutos e coe em seguida. O chá de pata-de-vaca deve ser tomado duas vezes ao dia.

Cebolinha

Indicações: Possui ação antimicrobiana, diurética e antitérmica, sendo indicada para combater a febre.

Modo de preparo: Coloque 1 colher (sopa) de cebolinha picada em 1 xícara (chá) de água e deixe ferver por 5 minutos. Feito isso, deixe esfriar, coe e tome uma xícara do chá três vezes ao dia.

http://resumododia.com/ervas-naturais-para-cultivar-em-casa.html