terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lideranças indígenas são presas por atos subversivos em Mato Grosso do Sul

Celso Bejarano
Especial para o UOL Notícias
Em Campo Grande

Numa operação que envolveu cerca de cem homens da Polícia Federal e de uma força especial da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, seis lideranças indígenas foram detidas na tarde desta segunda-feira (29) em aldeias situadas nos arredores de Dois Irmãos do Buriti (100 km de Campo Grande).

As informações divulgadas até agora pela PF indicam que os índios foram detidos por envolvimento em crimes de sequestro, cárcere privado e por porte e uso ilegal de armas de fogo. A superintendência da Funai em Campo Grande ainda não se manifestou quanto à operação. A imprensa não teve acesso a nenhum dos detidos, cujos nomes não foram revelados.

A Justiça Federal foi quem mandou prender os índios temporariamente – validade de cinco dias, com possibilidade de reprogramar o prazo. Dois Irmãos do Buriti possui cerca de 10 mil habitantes, quatro mil dos quais pertencem à tribo terena.

Desde a década de 1970, os índios disputam 17 mil hectares de terras hoje ocupadas por 13 fazendeiros. Em 2001, o território foi tido como área indígena, mas os ruralistas ingressaram com recursos judiciais, e a questão corre agora no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo).

Em maio deste ano, os índios invadiram duas fazendas que, para eles, são territórios indígenas, a conhecida como 3R e a Bom Jesus. Na ocupação, os terenas fizeram reféns empregados da propriedade e servidores da Funai.

Por conta dessa ocupação, os índios foram detidos, segundo informou funcionários da entidade. Ao menos 1.500 índios ainda permanecem próximos as duas fazendas. Em maio de 2010, um grupo de índios trancou numa sala da prefeitura de Dois Irmãos do Buriti o prefeito Wlademir de Souza Volk, conhecido como Japão do PT.

O prefeito passou quatro horas sob o domínio dos índios por ter, segundo os terenas, “descumprido promessas de campanha”. Os índios exigiram, entre outros benefícios, combustível para mover seus tratores.

A assessoria de imprensa da Funai, em Campo Grande, informou que a prisão dos índios seria acompanhada pela Procuradoria da República, que também ainda não se manifestou. Os índios, segundo a PF, foram levados para o presídio de Trânsito, em Campo Grande.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/08/30/liderancas-indigenas-sao-presas-por-atos-subversivos-em-mato-grosso-do-sul.jhtm