domingo, 21 de agosto de 2011

DSEI tem nova coordenadora

Foto: Pedro Coelho

Nem Jecinaldo ou Aldamir Sateré, muito menos Arthur Oliveira, a especialista em gestão de projetos, Paula Cristina Rodrigues, assumiu a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
Paula vinha respondendo interinamente pelo órgão desde o mês de maio. A sua nomeação pelo secretário da SESAI, Antônio Alves de Souza, no último dia 5 pegou a maioria dos conselheiros distritais de saúde indígena de surpresa.
De acordo com Alves através da assessoria da SESAI, a nomeação de Paula faz parte de um processo de reestruturação de toda a secretaria.
Ele declarou que o nome da especialista em gestão de projetos foi escolhido para fortalecer a área de gestão no distrito, hoje estratégico para a região.
O DSEI é a unidade responsável pela administração dos serviços de saúde prestados à população indígena e integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, ligado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde.
O secretário informou que entre os pontos positivos da nova gestão está à consolidação do distrito como Unidade Gestora Autônoma, passando a ter autonomia para realizar licitações e compras, contratações emergenciais de alimentos, combustível e serviços de manutenção de frota e equipamentos.


De acordo com alguns indígenas, ninguém havia sido informado da nomeação de Paula, muito menos da sua posse que aconteceu na última quinta feira (11) no auditório do Hospital Regional Jofre Cohen de forma restrita sem suas participações.
Ao saberem da nomeação de Paula, os índios ameaçaram fazer manifestação se não houver uma boa explicação para o caso, até porque, segundo eles encaminharam a Brasília três nomes e nenhum deles passou pelo crivo da direção nacional da SESAI.
Os indígenas também prometem disparar cargas denunciantes contra o coordenador do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), Nilton Macaxi.
Segundo eles, Macaxi não vinha dando satisfação aos indígenas, inclusive, ultimamente estava se esquivando, levando os conselheiros a desconfiar que sabia da nomeação de Paula e ficou o tempo todo calado.
Os índios ameaçam denuncia-lo por ter supostamente um caso com uma das profissionais de saúde da Fundação Poceti, conveniada do DSEI.
Outro fato para a desconfiança dos índios foi quanto a presença de um grupo de tuxauas da etnia hexkariana na cidade.
“Isso levantou nossas suspeitas e dos conselheiros distritais que Macaxi tinha conhecimento, porém permaneceu em silêncio”, disse uma liderança revoltada.
O vice-presidente do CONDISI, Elizeu Ferreira, foi um que estranhou a nomeação de Paula Cristina e o silêncio do secretário da SESAI, Antônio Alves.
“Não entendo o silêncio do secretário. Encaminhamos os nomes que foram apontados pelas lideranças, porém não tivemos nenhuma resposta e agora somos pegos de surpresa com essa nomeação”, declarou.
Segundo os indígenas, a autonomia financeira e administrativa da SESAI tem sido o foco do interesse pela coordenação do órgão.
Os conselheiros de saúde indígena também querem um posicionamento sobre o rombo dos R$ 500 mil diagnosticado na gestão do técnico em saneamento Salomão Marialva e outros assuntos que prometem esquentar nos próximos dias a decisão da direção nacional da SESAI em nomear uma pessoa que não foi indicada pelos índios.

>>Defesa

Paula adiantou que em nenhum momento o secretário Antônio Alves comentou que iria deixar o cargo em aberto. “Não sei se a minha nomeação era do conhecimento dos indígenas, mas o cargo não poderia ficar em aberto para funcionar o distrito”, declarou.
A especialista em gestão informou que não tomou posse ainda como coordenadora do DSEI, porque essa efetivação acontece dia 22 em Brasília.
Ela disse que não recebeu nenhuma orientação do secretário da SESAI quanto à possibilidade do DSEI ser ocupado em relação a sua nomeação.
“Todos os Distritos têm esses rumores de tensões, mas em nenhum momento me intimidei porque tenho apoio da SESAI” frisou.
Paula Cristina explicou que o seu objetivo no Distrito Sanitário é coordenar as ações para que não fiquem impossibilitadas de acontecer.
“Não houve manobra para a minha nomeação, até porque o doutor Antônio Alves deixou bem claro que não vai atender indicações políticas” declarou.
“Os nomes que chegaram a Sesai estão em análise, a chefia do DSEI resolveu nomear Paula Cristina até que a análise dos nomes seja concluída” frisou.
Os rumores de possíveis invasões levou a especialista em gestão solicitar da Polícia Militar uma guarnição para permanecer nas dependências do órgão como forma de evitar ocupações.


Alan Gomes

http://www.afolhadopovo.com/?q=leitura&id=1060