quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Solidão é tema de espetáculo

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC


Oriundas da literatura russa, figuras à margem - muitas vezes invisíveis para a sociedade - integram o monólogo dramático "Dirigir-se aos Homens", que estreia no Teatro Ágora, em São Paulo, depois de cumprir duas temporadas no Rio.

Com direção de Daniel Dias da Silva, o espetáculo encenado por Wilmar Amaral discute sobre a sensação de isolamento humano em meio à multidão. "A solidão é inerente ao ser humano por mais que esteja cercado de pessoas que o amam", acredita o ator de 72 anos.

Três clássicos ganharam adaptação para o teatro. São os contos: "O Avô e o Netinho" (Maksim Gorki), "O Arco" (Fiódor Sologub) e "Angústia" (Anton Tchekov). Em comum com Amaral, os personagens têm a faixa etária. "São velhos miseráveis que vivem na Rússia da época dos czares. Enquanto a realeza nadava em exageros, as classes mais baixas eram pisadas, desprezadas", compara o intérprete.

São histórias simples, retiradas de cenas cotidianas, a começar pela obra "O Avô e o Neto". "Um mendigo tuberculoso perambula pelo interior da Rússia acompanhado pelo neto doente. Sabendo que a própria morte está próxima, ele fica desesperado, mas não consigo. É por não saber como será o futuro da criança", conta.

Na sequência, ganha o palco a trama de "O Arco". Sozinho na praça, um velho começa a contar uma história para as pessoas que possam estar ao lado. "É a história de um amigo que teve a alegria de ver um gesto de ternura entre mãe e criança, situação que transformou a sua vida", adianta o ator.

Por fim, "Angústia" narra a história de um cocheiro que tenta encontrar alguém para ouvir o que precisa muito falar, mas ele não consegue. "Todos são personagens de uma humanidade maravilhosa", diz Wilmar Amaral.

http://www.dgabc.com.br/News/5910287/solidao-e-tema-de-espetaculo.aspx