O povo Pataxó Hãhãhãe se reuniu entre os dias 09 e 10 de agosto, na aldeia Caramuru Paraguaçu, localizado no município de Pau Brasil – BA, para discutir sobre a situação que se encontro o atendimento de saúde de seu povo, essa reunião foi resultado da ultima visita que eles fizeram no mês de julho ao DSEI localizado em Salvador – BA. O coordenador da APOINME da Micro Região Sul – BA Luiz Titiah, que foi um dos intermediadores da reunião, relata que: “Essa reunião foi um acordo assinado que fizemos com o coordenador do DISEI – BA, por conta dos descasos que nosso povo vem encontrando por parte da FUNASA no atendimento de saúde de nosso povo”.

Alem doslideres do povo Pataxó Hãhãhãe, estiveram presentes também a essa reunião o presidente do conselho distrital de saúde Marcelo Kiriri, presidente do conselho local de saúde indígena Eduardo Tupinambá, Coordenadora do DSEI – BA Dr. Nancy e sua equipe, Secretaria do Município de Pau Brasil Dr. Sandra e os funcionários de saúde indígena do povo Pataxó Hãhãhãe.

Um dos objetivos dessa reunião foi buscar maneiras para melhorar o atendimento na saúde indígena, e para isso foi feio vários encaminhamentos ao DSEI. Segundo Titiah “Contamos com nossos parceiros para resolver nossos problemas na questão da saúde indígena de nosso povo”.

Infelizmente situações como essa, em que se encontro o povo Pataxó Hãhãhãe, e comum em todos os povos originários desse país, e por conta disso que são obrigados a tomar decisões como essa de se reunirem, para buscar melhoria na qualidade de vida de seus parentes, pois a saúde é um direito prioritário que um ser humano deve ter, e que na realidade nem isso podemos ter.

Matéria Baseada no Relato de Luiz Titiah coordenador da APOINME da Micro Região Sul – BA

http://apoinme.org.br/?p=573